Compartilhar

CNI

5 projetos lançados pelo IEL em 2024

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 13 de dezembro de 2024

Educação executiva internacional, bolsas de pesquisa para atuar dentro e fora do Brasil e novas premiações foram alguns dos destaques


O ano de 2024 foi marcado pelo lançamento de novos programas e iniciativas no Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As novidades reforçam o compromisso da instituição de formar os profissionais do futuro, com apoio à educação básica, superior e executiva. Além de incentivar a especialização de pesquisadores e o desenvolvimento de novas lideranças empresariais.

Para celebrarmos juntos as conquistas deste ano e nos prepararmos para as novidades de 2025, a Agência de Notícias da Indústria fez uma lista para você relembrar – ou conhecer – os novos projetos do IEL. Confira!

Programa de Educação Executiva Global

O primeiro lançamento do ano foi o Programa de Educação Executiva Global. Entre setembro e novembro, o IEL levou 70 empresários e gestores de instituições para participar de um programa de educação executiva no Massachusetts Institute of Technology (MIT), universidade mundialmente reconhecida como centro de estudos e pesquisas em ciência, tecnologia e engenharia. O cronograma incluiu workshops com professores, visitas técnicas em grandes instituições e eventos de networking.

Ao final da imersão, os participantes receberam certificado internacional do MIT e tiveram mentorias com especialistas

Em 2024, foram realizadas duas edições como parte do primeiro ciclo do programa. O tema abordado foi “Liderança transformadora: como pensar e agir diferente”, com foco em liderança, estratégia, inovação, intraempreendedorismo e tendências de mercado. Até 2026, serão realizados mais quatro ciclos, cada um em um continente ou subcontinente diferente.

Projeto de Vida e Carreira 

Indo da educação executiva à educação básica, o IEL anunciou uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) para contribuir com a implementação do Projeto de Vida e Carreira no Novo Ensino Médio. A partir de 2025, o IEL oferecerá um portfólio de orientação profissional complementar e extraclasse, que será aplicado em pelo menos uma unidade da Rede SESI em cada estado. As atividades previstas incluem fóruns e congressos de carreira, testes vocacionais com psicólogos, oficinas de aprendizagem e visitas às indústrias.

O Projeto de Vida e Carreira promove duas aulas por semana na primeira série; e um encontro por semana na segunda série

Além do portfólio, o IEL também desenvolverá a formação continuada de professores da Rede SESI, em parceria com o Centro SESI de Formação em Educação. Essa formação abordará conceitos, tendências e metodologias educacionais voltadas ao Projeto de Vida e Carreira. A capacitação irá preparar os profissionais do SESI para ministrarem esses componentes curriculares nas escolas e compartilharem os conceitos com os demais docentes.

A primeira formação aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, com a participação de 48 educadores e 24 especialistas do IEL de diversos estados.

Novos Líderes Industriais

Durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no dia 27 de novembro, o IEL lançou o movimento “Novos Líderes Industriais”. O objetivo é promover o debate estratégico sobre a preparação de sucessores de lideranças no setor industrial.

O grupo está desenvolvendo diversas ações, como organização de encontros e fóruns de discussão, divulgação de estudos e oferta de programas de capacitação e desenvolvimento profissional.

Segundo os dados, as empresas com pelo menos um sócio com idade entre 21 e 40 anos criaram mais empregos formais do que empresas fora desse perfil

No lançamento, foi divulgado um levantamento com dados do perfil do empreendedor industrial brasileiro, publicação elaborada pelo Observatório Nacional da Indústria em parceria com o IEL. As informações apontaram que, entre 2022 e 2023, empresas com sócios jovens cresceram 8,1%, enquanto as sem novos líderes cresceram apenas 3%, no mesmo período.

Prêmio IEL de Talentos da Construção

Outra novidade de 2024 foi o Prêmio IEL de Talentos da Construção, que reconhecerá estudantes de graduação dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo. O objetivo é conectar a academia às demandas práticas da indústria da construção, com prioridade em responsabilidade, inovação e sustentabilidade. O tema da primeira edição será “O setor da construção e seu papel frente às mudanças climáticas”.

Os estudantes vão formar equipes para elaborar projetos de inovação e inscrevê-los em um dos dois temas: Cidades ou Edificações

A premiação acontecerá no Rio Construção Summit 2025. Serão três projetos vitoriosos por tema, escolhidos por uma Comissão Avaliadora presidida pelo IEL Nacional. Além disso, um dos seis projetos vencedores receberá mais um prêmio por meio de voto popular. As inscrições serão abertas no dia 2 de janeiro e vão seguir até 31 de maio.

A premiação ocorrerá durante o Rio Construção Summit 2025. Serão selecionados três projetos vencedores por tema, escolhidos por uma Comissão Avaliadora presidida pelo IEL Nacional. Um dos seis projetos vencedores ainda receberá um prêmio adicional por meio de voto popular. As inscrições estarão abertas de 2 de janeiro a 31 de maio.

Inova Talentos Global 

Encerrando as novidades de 2024, o IEL e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) firmaram parceria e lançaram, no dia 4 de dezembro, o piloto do programa Inova Talentos Global. A iniciativa vai inserir pesquisadores em instituições no Brasil ou no exterior para desenvolverem projetos de PD&I.

Em 2025, será divulgada a chamada pública para todas as instituições interessadas. Ao longo do ano, serão concedidas 70 bolsas de pesquisa, com total de 250 até 2028. Os valores mensais podem chegar a até R$ 6,5 mil para bolsas no Brasil e até US$ 2,1 mil para bolsas no exterior.

O IEL e o CNPq vão monitorar a execução por meio de relatórios e reuniões

As bolsas serão divididas em três modalidades: Pesquisador Visitante (PV); Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior (DEJ); e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Sênior (DES). 

Todas as modalidades serão destinadas tanto a brasileiros quanto a estrangeiros, e os bolsistas contarão com tutores para orientações durante a execução dos projetos.

Outras Notícias