CNI

6 serviços do SENAI que você precisa conhecer

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 25 de junho de 2019

Instituição é reconhecida dentro e fora do Brasil

1. Certificação de Pessoas

Com certificação, o trabalhador se destaca e tem mais oportunidades e o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas (SSCP) é uma das opções mais confiáveis de inserção de profissionais no mundo do trabalho.

Criado pelo SENAI em 2007, o programa avalia, reconhece e certifica esses profissionais, aumentando suas chances de entrada no mercado formal de trabalho. No processo, o candidato faz exames escritos e práticos nos Centros de Exames para Certificação (CEC), instalados em escolas e faculdades do SENAI em vários estados do Brasil e no DF. Para mais informações, acesse aqui.

2. Ações inclusivas

O SENAI é preparado para receber pessoas com deficiência em suas escolas e faculdades em todo o Brasil por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). A instituição promove acessibilidade em todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida.

O objetivo principal é a educação profissional de pessoas com deficiência, de forma que elas se tornem autônomas e capazes de conquistar uma vaga no mercado de trabalho por meio de suas potencialidades. Leia mais.

3. Edital de Inovação

Ciente da importância da inovação para a competitividade da indústria brasileira, o SENAI criou o Edital de Inovação para a Indústria. A iniciativa financia o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores de empresas do setor industrial brasileiro de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica.

Instituições de pequeno, médio e grande porte podem se inscrever em cinco categorias e enviar propostas durante todo o ano. Os resultados são anunciados periodicamente e as ideias reprovadas podem ser aprimoradas e reenviadas. Confira.

4. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Empresas contam com o apoio da rede nacional de 25 Institutos SENAI de Inovação para fazer pesquisa e desenvolver novos produtos e soluções inovadoras.

Com equipamentos de ponta - como o segundo maior supercomputador em operação na América Latina - e cerca de 500 colaboradores, os centros de P&D realizam pesquisa aplicada para inserção de novas soluções no mercado consumidor.

O SENAI também oferece estruturas físicas e pessoas qualificadas para a prestação de serviços técnicos especializados em metrologia e consultoria, nos 58 Institutos de Tecnologia. Eles são preparados para desenvolver soluções com base nas tecnologias existentes e criar novos processos e produtos. Saiba mais no canal de Inovação e Tecnologia do SENAI.

5. Aprendizagem Industrial

A participação em cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI é um grande benefício tanto para empresas e quanto para a população. Eles são gratuitos e oferecidos em diversos segmentos industriais.

Para jovens e adolescentes, esse programa é o pontapé inicial rumo ao primeiro emprego, pois os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos com carteira assinada e têm chances de serem efetivados na instituição contratante.

Já as empresas, cumprem a lei de contratação de aprendizes e têm a vantagem de, após a conclusão dos cursos, contratar profissionais que atendem às especificidades da organização.

Algumas regras estipuladas pelo programa são que os aprendizes devem ter idade entre 14 e 24 anos e receberão os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos demais empregados: férias, 13º salário, vale-transporte e FGTS. Saiba mais.

6. Cursos customizados

O SENAI oferece cursos personalizados para empresas de todos os portes para atender, de maneira rápida, às demandas específicas de cada setor industrial. As aulas, que são definidas em conjunto, podem ser ministradas nas instalações da própria empresa ou em alguma escola, unidade móvel do SENAI.

O Aprendendo a Construir, por exemplo, é um conjunto de cursos que tem como foco levar qualificação, saúde, segurança e qualidade de vida para os trabalhadores da construção civil como pedreiros, carpinteiros e armadores. Ele é aplicado de acordo com a necessidade da empresa e conta com o acompanhamento técnico e pedagógico, avaliação e certificação do SENAI. Clique aqui e saiba mais.