Compartilhar

Tecnologia e Inovação

A expertise do SENAI da Paraíba no mundo digital

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 20 de outubro de 2022

A instituição tem utilizado a expertise adquirida no decorrer dos anos para oferecer metodologias modernas, com laboratórios equipados e uma maior promoção da Cultura Digital em suas unidades.


Com o mundo cada vez mais digitalizado, a internet tem se tornado uma das principais ferramentas no cotidiano do ser humano. Essa transformação digital tem modificado não só os processos inerentes ao trabalho, como também as relações mercadológicas, sendo necessária a criação de negócios onde a tecnologia deve ser uma das bases para a sobrevivência no mercado. Na educação, isso não tem sido diferente. As instituições de ensino têm apostado cada vez mais em ferramentas digitais que possibilitam uma disruptura do convencional para trazer aos estudantes metodologias que possam oferecer um processo de aprendizagem mais interativo, com abordagens dinâmicas e personalizadas, proporcionando maiores ganhos.

O SENAI, como a maior instituição de formação técnica e profissional da América Latina, com excelência atestada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem feito isso com uma expertise adquirida no decorrer das suas oito décadas de existência. O Departamento Regional da Paraíba tem seguido esse caminho, propondo a modernização de suas unidades, através da implementação de laboratórios equipados, desenvolvimento de processos, ampliação da conectividade e da promoção da cultura digital, bem como de ações que trazem a tecnologia e a inovação como eixo. 

A educação à distância não é uma modalidade nova, embora, nos últimos anos, a demanda por cursos nesse modo tenha crescido consideravelmente. Esse método de ensino ganhou força justamente após o início do processo de digitalização e está regulamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Nesse cenário, a instituição apresenta um portfólio de projetos que atendem essas demandas de forma efetiva. A equipe do Núcleo de Desenvolvimento de Cursos e Tecnologias Educacionais do SENAI da Paraíba utiliza as diretrizes disponibilizadas pelo Departamento Nacional para estruturar os cursos oferecidos à distância e todo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Desse modo, são construídos documentos com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como o guia do aluno e do tutor, plano de ensino, e de estruturar simuladores e atividades para o ambiente virtual.

No estado, os trabalhos de desenvolvimento de conteúdo EaD foram iniciados ainda em 2017 com dois cursos de qualificação profissional, o de “Desenhista de Calçados” e o “Desenhista de Bolsas”. Com a expertise que adquiriu desde então, a instituição já foi convidada, pelo Departamento Nacional, a desenvolver várias outras capacitações. Atualmente, estão sendo elaborados os cursos técnicos de “Jogos Digitais” e de aperfeiçoamento profissional na área de “Blockchain”. 

A plataforma SENAI Play 

O SENAI possui ainda uma plataforma de ensino, onde são oferecidos cursos autoinstrucionais nas mais diversas áreas da indústria. A ideia do SENAI Play é oferecer conteúdo para que discentes de qualquer lugar possam se qualificar e obter certificação, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências características do profissional.

Inaugurada em 2021, a plataforma surgiu de uma proposta lançada pelo SENAI Nacional aos departamentos regionais, e iniciou suas atividades com cursos elaborados pelo Departamento Regional da Paraíba, que fizeram parte da série de quatro microcursos chamada “Nordeste é tudo de bom”, onde as capacitações eram focadas na área de alimentos. 

Com o êxito dessa primeira demanda, o SENAI da Paraíba passou a estruturar outras capacitações na área de Jogos Digitais, como por exemplo os cursos de Animação 2D, Programação, Pintura Digital e Gamificação, tendo como público-alvo os jovens que procuram um crescimento profissional aliado ao entretenimento, 

As demandas direcionadas pelo Departamento Nacional para o SENAI da Paraíba motivaram a equipe a investir em habilidades técnicas dos docentes para atender a estruturação desses cursos. Nesse contexto, foi criado, em 2020, o Game Of SENAI, uma trilha gamificada sobre a elaboração de conteúdos que atendam a plataforma.

Instrutores do SENAI da Paraíba participam de capacitação nas áreas de plano de ensino, roteirização, criação de cenários e produção de vídeos.

Recentemente, uma equipe do Departamento Regional da Paraíba recebeu capacitação nas áreas de plano de ensino, roteirização, criação de cenários e produção de vídeos. A ação foi um desdobramento de editais do SENAI Play, onde o SENAI da Paraíba conseguiu aprovar propostas para o desenvolvimento de 40 microcursos, que serão ofertados na plataforma. Ao todo, participaram do workshop 21 instrutores das unidades de João Pessoa, Bayeux, Caaporã, Campina Grande e Sousa. 

Lean Educacional e Lean Office

Esses dois conceitos buscam eliminar desperdícios nos processos para objetivar os fluxos, seja na sala de aula ou no escritório. O Lean Educacional desenvolve e implementa metodologias focadas nessa redução de desperdícios nas salas de aula e laboratórios do SENAI, aumentando a qualidade do ensino e otimizando os recursos. 

O Departamento Regional da Paraíba, a partir do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, em Campina Grande, do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, em Bayeux, e do Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha, em Sousa, tem desenvolvido ações do projeto nas áreas de Calçados, Construção Civil e Alimentos, respectivamente.

Assim como o Lean Educacional, o Lean Office atua na eliminação de desperdícios, mas com o foco nos processos administrativos das unidades escolares. Com isso, possibilita uma redução de custos e aumento da produtividade nesses ambientes.

SENAI Lab

O SENAI oferece também um espaço físico, com equipamentos e auxílio de especialistas, para o desenvolvimento de ações inovadoras a partir da conexão entre empresas e startups, para que possam aprimorar sua capacidade de atendimento das demandas do mercado. Esse espaço de conexão entre essas organizações é chamado de SENAI Lab. Esse espaço é aberto aos alunos, docentes, empreendedores e a sociedade, onde o intuito é estimular a construção de novas ideias, através do uso do compartilhamento de conhecimento e do apoio das ferramentas tecnológicas. 

O espaço do SENAI Lab é fundamentado nas práticas da Cultura Maker, onde todos usam a criatividade, transformando a diversão em aprendizagem e vice-versa. Esse espaço é complementar à Saga SENAI de Inovação, que consiste em uma metodologia em que os alunos recebem problemas e demandas reais da indústria e propõem soluções. Ela é composta por três desafios: o Grand Prix de Inovação, uma maratona de 48h de inovação aberta, com equipes multidisciplinares, chamadas de escuderias, que criam as soluções para esses problemas apresentados, partindo da ideação até o MVP; o Desafio SENAI de Projetos Integradores, que tem duração de 6 meses, onde as equipes participantes desenvolvem soluções com protótipos funcionais em nível de amadurecimento maior por parte dos alunos; e, por fim, o Inova SENAI, que são projetos desenvolvidos com um foco maior no mercado, em que seu desenvolvimento vai da ideia até negociação com possíveis investidores, semelhante ao desenvolvimento de uma startup. Assim a Saga Senai de Inovação busca inspirar ações empreendedoras que possam colaborar no engajamento e na preparação dos indivíduos para os desafios contemporâneos promovendo a criatividade, inovação e empreendedorismo na educação e tecnologia.

Nesse sentido, ações de conexão e promoção ao empreendedorismo e inovação têm sido desenvolvidas nos SENAI Labs, os laboratórios de criatividade dos Centros de Formação e Educação Profissional do Departamento Regional da Paraíba. Além de toda infraestrutura e equipamentos, o SENAI promove programas para estimular o senso de empreedendorismo nos alunos, como por exemplo a Saga SENAI de Inovação e o HUB PB, parceria com o Sebrae e o IEL da Paraíba.

Selecionados no HUB PB participam de encontro no IST de Eficiência Operacional, em Campina Grande.

Na edição deste ano, o HUB PB selecionou 20 empreendedores para participarem do programa de pré-aceleração de suas ideias. No último mês de agosto, esse grupo participou de um encontro no SENAI Lab do Instituto SENAI de Tecnologia de Efiência Operacional, em Campina Grande, para acompanharem o cronograma de atividades que acontecem até dezembro. O HUB PB é um programa de pré-aceleração e incubação para startups, criado em parceria entre o SENAI, o Sebrae e o IEL da Paraíba, e que tem como objetivo estimular o empreendedorismo através de ações que promovam esses negócios. 

O SENAI da Paraíba segue engajado na promoção da Cultura Digital em suas unidades, através de ações, em parceria com o Departamento Nacional, para continuar a modernização de suas unidades com o objetivo de melhorar metodologias e estruturas cada vez mais inovadoras. 


Veja também:


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias