A força da arte e cultura na indústria

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 03 de agosto de 2007

Projeto SESI Forró na Empresa, desenvolvido pela coordenação de cultura do Departamento Regional da

Entre os dias 02 e 06 de agosto, a coordenadora de Cultura do SESI-PB, Diana Uchoa, estará participando à convite do Departamento Nacional do SESI, de um encontro técnico para construção do “Projeto SESI Arte” sobre o tema Folclore Junino que será desenvolvido numa parceria entre o DN e os Departamentos Regionais da Paraíba e Distrito Federal.

No mesmo período será realizado o Concurso de Quadrilhas do SESI/DF em parceria com a Rede Globo. Promovido há 13 anos, o concurso já é um evento consolidado e tem contribuído para o fomento e a difusão dos valores tradicionais do folclore brasileiro entre as comunidades do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

A iniciativa de realizar o encontro teve como base a busca pelo intercâmbio de conhecimentos e de atuação entre os DR’s e o DN no desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para o atendimento aos trabalhadores da indústria, fortalecendo a marca e a identidade institucional dos projetos que agreguem valores de natureza cultural, educativa e social. Um exemplo dessas experiências é o projeto “Forró na Empresa” do SESI/PB que proporciona aos trabalhadores, gestores e comunidades artísticas locais, momentos de integração e acesso às vivências sócio-educativas de valorização da cultura popular.

De acordo com a coordenadora de Cultura do SESI/PB, Diana Uchoa, este convite pode ser considerado um reconhecimento aos projetos que vêm sendo desenvolvidos junto aos trabalhadores da indústria e a comunidade paraibana. Na correspondência enviada ao Departamento Regional da Paraíba, o Diretor de Operações do SESI/DN, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destacou a forte atuação deste departamento no segmento cultural, com ações voltadas para as indústrias e seus colaboradores. Informações ligue () 2101-5309.