Compartilhar

A receita certa para acabar com o desperdício

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 04 de agosto de 2008

Comer bem, gastando pouco. Para muitas famílias, isto era impossível. Mas, com a chegada do Programa
Comer bem, gastando pouco. Para muitas famílias, isto era impossível. Mas, com a chegada do Programa SESI Cozinha Brasil o sonho está virando realidade. Apenas no primeiro semestre de 2008, o programa realizou mais de três mil atendimentos em 12 municípios paraibanos.
 
Desde 2004 o programa educa e incentiva população para a mudança de hábitos alimentares. Por meio de aulas práticas, nutricionistas do SESI/PB ensinam receitas saborosas, nutritivas e econômicas, baseadas no aproveitamento integral dos alimentos.
 
Além dessas receitas, os alunos recebem informações sobre nutrição básica, planejamento de compras, alimentação saudável e higiene alimentar. Os cursos são realizados em caminhões adaptados em cozinhas-escolas, desenvolvidas para chegar aos lugares mais distantes, possibilitando um maior acesso das comunidades. Desde sua implantação o programa já beneficiou 833 municípios brasileiros até o ano passado. Só na Paraíba foram realizados 15.227 atendimentos em 88 cidades do Estado.
 
Atualmente, o Programa está beneficiando funcionários da Empresa Sousa Cruz, em Patos, Sertão da Paraíba. No local estão sendo oferecidos dois cursos: Multiplicador, com duração de 24 horas, destinado aos profissionais de saúde e aos líderes comunitários. O segundo refere-se à Educação Alimentar, com duração de 10 horas, destinado á toda população. Informações: () 2101-5300.
 
 
DESPERDÍCIO - No Brasil, o desperdício de alimentos é muito grande. Os problemas começam nas plantações e prosseguem nos supermercados, barracas de feiras livres e até nas residências. Daí a importância de programas como o SESI Cozinha Brasil, que vêem para reeducar a população para que se evite o desperdício. Veja alguns números:
 
- 13,921 milhões de pessoas passaram fome em 2004;
- 6,5% dos domicílios brasileiros residem pessoas com insegurança alimentar;
- 11 milhões a 16 milhões de toneladas de grãos desperdiçados seriam suficientes para alimentar melhor 18 milhões de famílias;
- 37 quilos de hortaliças são desperdiçados por pessoa a cada ano;
- 4 bilhões de reais é o que representam, em termos financeiros, as perdas com alimentos no país.
 
 
Colaboração: Noelle Lira
Fotografias: Ailson Ramalho
 
 
 
 
 
 

Outras Notícias