Abertura do Congresso “SESI e os ODM” mobiliza capital paraibana

Por Gabriel Alves - João Pessoa/PB - Publicado 09 de dezembro de 2011

O feriado em João Pessoa não foi empecilho para intimidar os participantes do “Congresso SESI e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM). A abertura solene do evento aconteceu nessa quinta-feira, 08/12, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, reunido um grande público de autoridades políticas, empresários, representantes de universidades, além de diretores, gestores e colaboradores do Sistema Indústria da Paraíba.

A cerimônia foi iniciada pela cantora lírica Ana Gouveia, que executou o Hino Nacional Brasileiro de forma lírica. Após o discurso das autoridades, o palestrante Gonçalo Borges emocionou o público com sua história de vida. Apesar de suas limitações físicas, Gonçalo tornou-se um exemplo para todos que acreditam na superação dos desafios. Além de palestrante, ele atua como professor e artista plástico, muitas vezes utilizando a própria boca para pintar.

Para o Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha, durante muito tempo o empresário foi execrado como o grande responsável pela degradação do meio ambiente.  Mas segundo Gadelha, o industrial brasileiro cumpre sua responsabilidade social, unindo-se em prol dos Objetivos do Milênio. Vamos construir uma agenda nova para o futuro, uma agenda onde a empresa seja competitiva sem o sacrifício pessoal dos seus colaboradores. Tenho a convicção de que os ODM serão consolidados em todo o Brasil, porque o brasileiro tem essa capacidade de se adaptar e buscar uma nova realidade. Assim, nós comungamos desse sentimento e queremos que ele se amplie nos debates. Esse é o sentimento que toma conta hoje do empresariado”, comentou.

O Secretário Wagner Caetano, da Secretaria Nacional de Estudos e Projetos Político-Institucionais da Presidência da República, destacou o empenho do Governo Federal na luta pela melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. “O Brasil tem sido nos últimos anos um exemplo de nação que está trabalhando para cumprir os Objetivos do Milênio. O país tem programas, tem políticas, tem ações que têm tidos bons resultados. Nós tivemos uma evolução nos indicadores sociais em todos os Estados e municípios do Brasil, isso nos leva a acreditar que estamos no caminho certo”, disse.

O Congresso “SESI e os Objetivo de Desenvolvimento do Milênio” tem como principal objetivo disseminar e alinhar os ODM com as práticas de responsabilidade social na indústria da Paraíba. A ideia é provocar a sociedade civil organizada para discussão sobre o processo de crescimento econômico aliado à redução das desigualdades sociais.

O Congresso também pretende elaborar propostas que possam colaborar para a inserção dos ODM nas ações de responsabilidade social já desenvolvidas pelo setor industrial paraibano, buscando atingir as metas e indicadores apontados como Objetivos do Milênio.

As atividades do evento serão encerradas na tarde dessa sexta-feira, 09/12, em João Pessoa. Toda a programação está sendo transmitida ao vivo pela internet, através do portal WWW.fiepb.com.br/odm.