Ação Global, coordenação já se mobiliza na Paraíba

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 29 de março de 2010

A 17ª edição do Programa Ação Global só acontece na segunda metade do mês de maio, mas, na Paraíba, a coordenação do evento já se mobiliza a cerca de um mês, para realizar mais uma exitosa edição no Estado, a exemplo das 16 realizadas nos 15 anos de existência do programa.

Ação Global é uma iniciativa do SESI e da Rede Globo de Televisão, cuja proposta é oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira. A união de uma rede única, em todo o país, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas tem garantido a oferta de mais de 40 serviços diferenciados e de qualidade.

Este ano, são mais de oitenta parceiros unindo forças ao SESI e a Rede Globo, através de sua afiliada TV Paraíba, que estarão, entre os dias 17 a 22/05, prestando serviços voltados à população de Queimadas, município localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, que está a 133 km de João Pessoa. Também próximos a Queimadas estão os municípios de Caturité, Barra de Santana, Aroeiras, Gado Bravo e Fagundes.

O Programa Ação Global proporciona há 15 anos, serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, educação, cultura, esporte, cidadania, entre outros. Na Paraíba, no entanto, há cinco anos, o inicio das atividades tem sido antecipado para o primeiro dia da semana em que acontece a mobilização nacional, devido ao aumento na demanda no dia “D” do evento, quando todos os estados brasileiros e o distrito federal se voltam à responsabilidade social.

"O Programa Ação Global, cada vez mais se potencializa na Paraíba por seu diferencial em prestar serviços durante toda a semana do evento. Isso possibilita o acesso da população a um maior número de serviços, os quais são com base em prévio planejamento baseado resultante de pesquisas realizadas no município, que revelaram as principais demandas sociais", disse a gerente de Articulação Social do SESI/PB, Conceição Azevedo.

Várias são as novidades para a edição deste ano na Paraíba, entre elas estão as oficinas de Rádio e fotografia, ação resultante do apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Faculdade de Comunicação. Outra novidade é o envolvimento dos parceiros no planejamento do evento, por meio de encontro que utilizará a metodologia da investigação apreciativa, voltada a identificar melhorias nos serviços a serem oferecidos, nesse projeto conjunto.

O dia “D” do evento acontece no sábado (/05), quando todos os estados e o distrito federal se mobilizam em prol a cidadania e a responsabilidade social.

Maiores informações sobre Ação Global na Paraíba, ligue: () 2101-5410.