Compartilhar

Paraíba Educação

Alunos da Escola SESI aprovados no Sisu superam expectativas e garantem ingresso em universidades públicas do país

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 07 de março de 2022

Mais de 400 alunos fizeram o Enem e 120 foram aprovados em algum curso público através do Sisu.


A Escola SESI tem focado sua metodologia no Novo Ensino Médio há mais de dois anos, quando esse modelo de ensino básico ainda engatinhava como proposta no país. A instituição faz uso de plataformas adaptativas de aprendizagem e de um currículo básico comum fundamentado e centralizado nas competências e habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim as escolas do SESI da Paraíba têm se destacado no âmbito educacional pelos seus diferenciais na formação integral do indivíduo e no desenvolvimento de competências exigidas pela sociedade atual.

Reflexo disso foram as aprovações no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022.1), que permite que estudantes de todo o Brasil possam ingressar na universidade a partir do seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado, divulgado na última semana, é referente ao primeiro semestre de 2022.

Este ano, mais de 400 alunos da Escola SESI da Paraíba realizaram as provas do Enem. Desse total, 120 estudantes foram aprovados para ingressar em cerca de 50 cursos de instituições públicas de todo o país. Alexsandra Sousa, diretora da Escola SESI da Prata, em Campina Grande, alia esse resultado ao plano de ensino desenvolvido pela instituição, focado nas habilidades e competências trabalhadas na prova do Enem. “A Escola SESI Paraíba, em sua proposta pedagógica, tem um laboratório que é focado na preparação para o exame. Esse laboratório trabalha as habilidades e competências que os alunos necessitam para ingressar nas universidades. É um trabalho personalizado, focado em questões e itens do Enem, fazendo com que os alunos possam experimentar antecipadamente a prova”, explicou.

Além disso, a escola também trabalha as competências emocionais dos alunos, com o intuito de prepará-los para esse desafio, já que os fatores que mais interferem nos resultados da prova, são o nervosismo e a ansiedade. “Dentro do Lab Enem, nós temos o Lab Coach que é um projeto para trabalhar os aspectos psicológicos, emocionais e sociais. Ele faz com que o aluno possa ir trabalhando a ansiedade, a segurança e os aspectos emocionais. Eles vão descobrindo os cursos que eles querem e assim vão se conhecendo, já que também é um trabalho de autoconhecimento para a tomada de decisão das suas carreiras”, concluiu a diretora da Escola SESI da Prata, em Campina Grande.

Esdras da Costa, aluno egresso da Escola Corálio Soares de Oliveira, em Bayeux, foi um dos 120 estudantes aprovados pelo Sisu, através da nota do Enem de 2021. O jovem foi aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia Mecânica no Instituto Federal da Paraíba - IFPB.

“A Escola SESI foi fundamental na minha aprovação no ENEM, pois sempre buscou extrair o melhor rendimento dos alunos, estabelecendo horários eficientes de estudos, aliado a metodologias atualizadas de ensino, e também buscou capacitar os alunos para o ENEM através de um curso disponibilizado gratuitamente a todos os alunos do terceiro ano, chamado Lab Enem, voltado especificamente para resolução de questões de ENEM e ao aperfeiçoamento da redação. Lá os professores ensinavam todas as competências a serem cumpridas na redação e todas as áreas do conhecimento trabalhadas nas questões, assim como táticas e dicas para resolver as questões de forma mais eficiente”, disse o ex-aluno.

Ainda segundo Esdras, a metodologia utilizada pela escola garantiu uma melhor familiarização com o estilo das questões da prova e uma melhor compreensão e abordagem do tema proposto para a redação, e que, além disso, ajudou a reagir melhor diante da pressão. “Esse conjunto de metodologias preparou o aluno para reagir a situações de pressão com calma e sabedoria, além de trabalhar as habilidades essenciais do mundo profissional. Essas habilidades com certeza me ajudarão muito na faculdade e na minha futura carreira profissional”, relatou o jovem.

Assim como ele, outros 58 alunos da Escola SESI de toda a Paraíba foram aprovados em algum curso das Ciências Exatas, e desse total 38% foram em alguma Engenharia. Esse é um resultado prático dos impactos positivos da metodologia da Escola SESI, baseada no STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math) que trabalha a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia, a Arte e a Matemática, focando o aprendizado a partir da prática, desenvolvendo também habilidades emocionais e comportamentais do indivíduo.

Para a Gerente Executiva de Educação do SESI da Paraíba, Katharine Hluchan, “os resultados do ENEM evidenciam a missão da educação SESI que é elevar a qualidade da educação através de suas metodologias diferenciadas”, a partir disso “os  alunos concluem o ensino médio preparados para o mundo, já que o SESI não mede esforços para investir em educação, seja através de projetos tecnológicos em sala de aula ou na equipe de docentes de excelência”, afirmou.

Arthur Franklin, ex-aluno da Escola SESI José de Paiva Gadelha, em Sousa, no Sertão do estado, também foi aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. “A Escola SESI foi fundamental para o meu resultado, desde o primeiro ano. Como eu vinha de escola pública, a forma que a gente estuda e até a própria qualidade do ensino é bem diferente. Então, logo de cara já me abriu as portas para uma qualidade maior de ensino e mais especificamente no terceiro ano, a gente teve o Lab Enem, que eu acho um projeto muito legal e que ajuda muito, principalmente na forma com que você resolve questões. Você consegue resolver de maneira mais dinâmica e unindo isso com o conhecimento dos próprios conteúdos, seu desempenho melhora consideravelmente”, explicou o ex-aluno.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco Gadelha, os investimentos do Sistema nas Escolas SESI são essenciais para oferecer uma educação de qualidade e gerar bons resultados. “O investimento em educação é uma coisa que fica para toda a vida. Tem um provérbio chinês que diz que se você quer colher por pouco tempo, plante sementes, se você quer colher por algum tempo, plante frutos, mas se você quer colher por toda a vida, plante uma escola. Então, à medida que nós vamos ‘plantando’ escolas, nós vamos colhendo mais frutos como esse. Isso, para nós, é uma grande alegria e também para todas as famílias que estão colocando seus filhos na rota certa”, disse.


“Foram 120 alunos de todo o estado que nos deram esse prazer e eu acredito que isso vá se renovar à medida que nós estamos melhorando todas as escolas. Então eu tenho certeza que, a partir de agora, dobraremos esse número de aprovações, porque o SESI aprovou alunos em vários lugares do país, aqui em Campina Grande, em João Pessoa, em Cuiabá, em Curitiba, em Salvador e em Fortaleza”, Francisco Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.


A Escola SESI é uma proposta de ensino que resulta de um projeto pedagógico moderno e que traz novidades e oportunidades para os jovens estudantes. Com um ensino médio multidisciplinar e transformador, a escola conta com excelentes professores, laboratórios modernos e equipados com foco na Educação STEAM, projetos nas áreas das ciências e engenharia, educação socioemocional, ensino de libras, além de ser referência em Robótica no país.

Além da robótica, da engenharia, da matemática, o SESI vai trabalhar para “fortalecer todas as áreas, como as ciências humanas e as ciências da saúde, para abranger todo o espectro de ensinamento para que os alunos demonstrem todas as suas tendências para aprimoramento do seu perfil, da sua capacidade e de suas vocações. Nós queremos transmitir ensinamentos para todos eles”, assegurou o presidente da FIEP. 

Este ano, o Sisu ofereceu cerca de 220 mil vagas em mais de 6 mil cursos para ingresso em instituições públicas de ensino superior de todo o país. As chamadas da lista de espera do processo seletivo serão publicadas a partir do próximo dia 10 de março. 


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias