Compartilhar

Paraíba Educação

Alunos da Faculdade SENAI da Paraíba têm projeto aprovado em edital da Fapesq

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 17 de setembro de 2024


Cinco projetos desenvolvidos com cooperação tecnológica e educacional da Faculdade SENAI da Paraíba, foram aprovados no edital Conectando Startups da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Os resultados foram divulgados na última sexta-feira (13).

Os empreendedores selecionados terão acesso aos laboratórios de certificação no Estado da Paraíba, onde poderão desenvolver suas soluções com o apoio de infraestrutura tecnológica. Além disso, durante o período de execução, que pode durar até 12 meses, terão a oportunidade de apresentar seus projetos a líderes de investimentos no setor de Economia da Longevidade. Para impulsionar o desenvolvimento dessas iniciativas, cada startup receberá um aporte financeiro de até R$ 150 mil.

O  edital de Economia de Longevidade é voltado para projetos que buscam desenvolver soluções inovadoras para desafios decorrentes do envelhecimento da população e da transição demográfica. Nessa categoria, foram aprovados quatro projetos desenvolvidos com apoio da Faculdade SENAI da Paraíba, o “Aplicativo para acessibilidade de comunicação e saúde personalizado para a 3ª idade”, o projeto “Vestimenta para monitoramento de sinais vitais em idosos e pessoas com vulnerabilidade”, o “Aparelho de fisioterapia PilateS Portátil Móvel para atendimento em domício de idosos e pessoas com vulnerabilidade” e o “Nutri Signore - Envelhecimento com saúde, um suplemento para longevidade”. 

Propostas aprovadas - Economia da Longevidade 

Aplicativo para acessibilidade de comunicação e saúde personalizado para a 3ª idade

Vestimenta para monitoramento de sinais vitais em idosos e pessoas com vulnerabilidade

10º

Aparelho de fisioterapia PilateS Portátil Móvel para atendimento em domício de idosos e pessoas com vulnerabilidade

18º

Nutri Signore - Envelhecimento com saúde, um suplemento para longevidade

O projeto, que alcançou o 5º lugar no edital de Economia da Longevidade, foi desenvolvido pelos alunos Edvaldo Cardoso e João Victor Alves, do sexto período do curso de Automação Industrial da Faculdade SENAI. A proposta, inicialmente focada em criar uma vestimenta tecnológica para monitorar sinais vitais de recém-nascidos filhos de pais surdos, evoluiu com o apoio dos professores Raimundo Júnior e Fábio Barroso. Graças a essa orientação e à visão dos alunos, o escopo foi ampliado para beneficiar outros grupos vulneráveis, como idosos.

“O objetivo da vestimenta tecnológica é monitorar continuamente as condições físicas do usuário, seja um bebê ou um idoso, a fim de detectar qualquer alteração nos sinais vitais. Dessa forma, é possível identificar, por exemplo, variações de temperatura e transmitir essas informações em tempo real para que as medidas adequadas sejam tomadas”, explicou o estudante Edvaldo Cardoso. 

Já o edital de Transição Energética, busca projetos que atuem em qualquer atividade econômica, mas que tenham competência tecnológica para enfrentar desafios de áreas cruciais para a sustentabilidade e inovação. Da Faculdade SENAI da Paraíba, foi aprovado o projeto “Sistema de aquecimento por indução eletromagnética aplicada à metalúrgica para otimização de pintura eletrostática”.

Propostas aprovadas - Transição Energética

Sistema de aquecimento por indução eletromagnética aplicada à metalúrgica para otimização de pintura eletrostática

Essas aprovações destacam a relevância do papel da instituição na formação de empreendedores capacitados para enfrentar desafios reais. A cooperação tecnológica e educacional oferecida pela faculdade foi essencial para que essas propostas inovadoras fossem desenvolvidas com rigor técnico, possibilitando soluções criativas para o envelhecimento da população e transição energética. 


Texto/Colaboração | Igor Batista 

Outras Notícias