Alunos do 4S Promenor participam de palestras em CG

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 18 de junho de 2008

Cerca de 50 alunos do Programa 4S Promenor e do Projeto Profissionais do Futuro participaram hoje (/06) de manhã, no Aeroporto João Suassuna, de palestras proferidas pelo Superintendente da Infraero em Campina Grande, Sérgio Baltoré, e por representantes da Delegacia da Polícia Federal que abordaram sobre o perigo do consumo de drogas.

O Superintende da Infraero, em Campina Grande, Sérgio Baltoré fez uma apresentação sobre as ações e serviços realizados pela empresa que é responsável pela infra-estrutura aeroportuária brasileira, e administra no Brasil, 67 aeroportos, 80 unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística de carga. “Nada melhor do que os jovens para transmitirmos este tipo de mensagem, porque os adultos, muitas vezes se colocam contra o meio ambiente, tomando atitudes que vão de encontro com a natureza”, frisou o Superintendente.

Ele destacou também os problemas que as fogueiras e balões causam ao meio ambiente, e pediu aos alunos que evitem acender as fogueiras neste mês de junho. “Soltar balões é proibido por lei, e acender fogueiras causa desmatamento e poluição do ar. Então nada melhor que o período junino, para enfocarmos este assunto que tem tido um grande apelo, na imprensa. Queremos discutir o assunto, para que certas tradições que já estão ultrapassadas no período em que vivemos sejam invertidas. Vamos lutar por uma tradição de preservar o meio ambiente, e não desmatar e nem queimar, vamos plantar e cuidar das árvores, porque elas são fundamentais para a nossa sobrevivência e principalmente para as futuras gerações”, destacou Sérgio Baltoré.

Já os representantes da Polícia Federal, falaram sobre os diversos tipos de drogas e os problemas causados por cada uma delas. Durante a apresentação, os policiais federais, fizeram uma simulação utilizando dois cães farejadores da raça labrador, para mostrar aos alunos como os animais conseguem localizar as drogas, durante as investigações.

A manhã foi bastante proveitosa para Janicleide dos Santos, que participa do Programa 4S Promenor há 04 meses. “Foi muito bom ter participado das palestras, pois pude conhecer ainda mais sobre a Infraero, e as ações que ela desenvolve. Além de conhecer o trabalho feito pela Polícia Federal, que nos ensinou sobre os inúmeros problemas causados pelas drogas”, ressaltou Janicleide.

Arlindo Araújo é um dos alunos mais idosos do Programa 4S Promenor, com 65 anos de idade ele resolveu estudar informática, e hoje pela manhã também participou das palestras. “Eu não sabia bem o que a Infraero fazia, mas depois desta palestra eu vejo que ela é muito importante para o Brasil, pois além de administrar os aeroportos, ela mantém uma série de projetos sociais, que beneficiam pessoas carentes. Já na palestra da Polícia Federal, todos nós vimos o quanto é grave o problema das drogas, que vem contribuindo com a morte de muitos jovens no país, as informações que foram passadas vão servir de alerta para todos os nossos colegas do Projeto”, disse o aluno.

A Coordenadora do Programa 4S Promenor, Maria das Graças Dantas, destacou a importância da iniciativa da Infraero, em promover as palestras para os alunos do Programa. “Além de ser um parceiro nosso, a Infraero oferece bem mais que uma capacitação para os alunos na área de informática, pois a cada palestra, nossos estudantes recebem informações de suma importância para a cidadania deles”, frisou a Coordenadora.

O Programa 4S Promenor atende atualmente 200 alunos, com idade entre 12 e 65 anos, oferecendo curso de informática básica. As aulas acontecem na sede do Programa nos bairros do Jardim Paulistano e Palmeira.

Já o Projeto Profissionais do Futuro é desenvolvido há três anos em Campina Grande e já capacitou 407 pessoas, com cursos de informática básica. Por ano são formadas duas turmas. Por intermédio desse Projeto, adolescentes e jovens, com idade entre 12 e 24 anos são capacitados, e para isso a INFRAERO, em parceria com o Sistema FIEP, Rotary Club Norte e o Programa 4S Promenor, implantou um laboratório de informática completo com 14 microcomputadores, onde os alunos participam de cursos básicos de informática.

Os alunos são moradores de comunidades de baixa renda, circunvizinhas ao aeroporto, mais precisamente, dos bairros Novo Horizonte, Jardim Paulistano, Liberdade, Tambor e Cruzeiro. Além da inclusão digital a parceria estimula ainda a leitura através da manutenção de uma biblioteca que também está disponível na Unidade do 4S Promenor no bairro do Jardim Paulistano.

Informações sobre os Projetos desenvolvidos pelo 4S Promenor, podem ser adquiridas na sede da Instituição, que fica localizada na Rua Valdomiro R. da Cunha, 250, Jardim Paulistano, ou pelo telefone: () 3331-8800.