Alunos do Pronatec visitam curtumes em Cabaceiras e CG

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 09 de fevereiro de 2012

Um ensino de qualidade é aquele que possibilita uma aprendizagem teórica aliada ao ensino prático. Nesse sentido, as turmas do Pronatec do SENAI/CTCC Albano Franco realizaram várias visitas técnicas aos curtumes de Campina Grande e Cabaceiras. O objetivo dessa ação de visitas promovida pelo CTCC é permitir que os alunos conheçam o cotidiano produtivo destas empresas e associem o conteúdo visto nas salas de aulas com a realidade vivenciada no ambiente de trabalho.

“É de suma importância a visita técnica do aluno à empresa, pois há uma melhor interação entre a teoria e a prática. O CTCC Albano Franco oportuniza essa primeira experiência de como uma empresa funciona na realidade, isto é um diferencial, pois permite que o aluno conheça o mercado de trabalho e vislumbre as oportunidades”, ressaltou a professora Maria Coutinho.

Além das visitas, o SENAI/CTCC também insere os jovens alunos no mercado de trabalho. Um exemplo de encaminhamento bem sucedido é o dos estudantes Alexandre Cândido Costa e Jefferson Barbosa Silva, ambos alunos do Curso de Curtidor de Couros e Peles do Pronatec, que foram contratados para integrar o quadro de funcionários da Indústria de Calçados MN Costa, a partir do nível de conhecimento técnico demonstrado durante uma visita da proprietária da Empresa.

“O CTCC Albano Franco me inseriu no mercado de trabalho. Com o curso de Curtidor de Couros e Peles do Pronatec eu conquistei uma formação profissional e minha independência financeira. Estou muito feliz por conseguir meu primeiro emprego e pretendo continuar me aperfeiçoando na área coureiro-calçadista”, afirmou Jefferson Barbosa Silva.

Os cursos do Pronatec são oferecidos gratuitamente para estudantes que estão cursando o ensino médio e almejam obter o primeiro emprego.  Tem por objetivo a expansão e democratização da oferta de cursos profissionalizantes, além de viabilizar a inserção dos jovens aprendizes no mercado de trabalho.

O CTCC Albano Franco já se consolidou como referência em aprendizagem profissionalizante voltada para a indústria coureiro – calçadista. Dispõe de profissionais capacitados para formar jovens qualificados para o mercado de trabalho, além de garantir às indústrias de calçados do Nordeste todo o suporte tecnológico, garantindo assim, a produção/disseminação de informação para estudantes e geração de tecnologia industrial. Em 2012, o CTCC está oferecendo também cursos do Pronatec.

Colaboração/Texto: Lucenir Maciel
Fotos: Arquivo SENAI