Paraíba

Alunos do SENAI apresentam propostas para a redução dos Impactos Ambientais na indústria cerâmica

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 13 de julho de 2023

O evento Grand Prix Escolar aconteceu na sede de uma empresa parceira, no horário das 07h às 16h, e contou com a participação de 16 alunos, que foram divididos, em 4 escuderias.

Contribuir para a sustentabilidade da indústria, atuando como agente transformador da sociedade, este é o propósito do SENAI. E dentro deste contexto, a instituição realizou no último dia 07 de julho um desafio para que alunos do programa Jovem Aprendiz, do curso de Ceramista, do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal de Bayeux apresentassem soluções para promover a sustentabilidade dentro dos processos industriais da indústria cerâmica pensando na redução de possíveis impactos ambientais.

Na ocasião, os alunos foram orientados pelo Instrutor José Artur Santana, e a partir da metodologia proposta pela SAGA SENAI de Inovação, desenvolveram uma série de soluções para as demandas da indústria, todas relacionadas aos impactos ambientais.

Entre as propostas sugeridas pelos alunos, estão: um sistema de reutilização de água no processo cerâmico, a geração de energia através da biomassa, o desenvolvimento de materiais alternativos, e um sistema de aproveitamento de água. Todas elas foram avaliadas por uma banca e as melhores soluções foram premiadas com medalhas de ouro, prata, e bronze confeccionadas, além de um troféu para as equipes participantes.

O primeiro lugar ficou com a Escuderia Amarela, que desenvolveu um sistema de reaproveitamento de água, através da filtragem, utilização da água da chuva e processo de tratamento do sopão, que é o rejeito da produção cerâmica. A equipe é formada pelos seguintes alunos: Pedro Paulo da Silva Batista, Juan Deyvid Atanazio do Nascimento, Natanael Felix Bezerra e William da Silva Galdino.

Para o aluno Pedro Paulo da Silva Batista, que integrou a escuderia classificada em primeiro lugar, a experiência de participar do Grand Prix Escolar foi singular.

“ Nossa equipe enfrentou uma série de desafios durante a construção da nossa proposta, mas corremos atrás, aplicamos todo o conhecimento adquirido em sala de aula, e conseguimos desenvolver uma ideia que ajudará na sustentabilidade do meio ambiente, e beneficiará a indústria como um todo, para mim, foi algo incrível, um aprendizado que levarei por toda a minha trajetória”, comentou.

Algo que o estudante Juan David Nascimento, jamais vai esquecer, ele desenvolveu um dispositivo para melhorar a produtividade na indústria, mas sem esquecer a sustentabilidade, algo que beneficia a fauna e a flora, e sobretudo o ser humano.

“Minha experiência nesse processo de criar uma forma de ajudar o meio ambiente foi única, pois através da criação de um dispositivo que melhore a produção, e proteja o meio ambiente, conseguimos garantir uma produção sustentável que trará ganhos financeiros, sem provocar danos a natureza, na região onde a indústria está localizada”, comemorou.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2108-8700.