Paraíba

Alunos do SENAI apresentam soluções para a acessibilidade de pessoas com deficiência durante evento

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de agosto de 2023

Grand Prix Escolar foi realizado entre os dias 25 e 26 de julho, em Bayeux

Um grupo de 20 alunos do curso de Assistente Administrativo do SENAI de Bayeux, participou nos dias 25 e 26 de julho do Grand Prix Escolar.

Durante a competição, os alunos foram divididos em quatro equipes, representando escuderias. Cada uma tinha um desafio, propor uma solução para um problema apresentado pela Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – ADEFU, a criação de ambientes adaptados para pessoas com deficiência.

O GP aconteceu das 07h às 11h, nos dois dias, e os participantes orientados pelo instrutor Leonardo Santana, utilizaram a metodologia proposta pela SAGA SENAI de Inovação para construir as soluções.

A escuderia amarela desenvolveu o projeto Solution Life uma empresa que adapta os imóveis para pessoas com deficiência conforme a necessidade, e utiliza ainda energia solar e reutilização de água.

A escuderia azul criou uma empresa chamada PORTEN que projeta portas para acesso de pessoas com deficiência, seja com sensores de presença com abertura automática para deficientes visuais ou com abertura 360º para passagem de cadeirantes.

Já a escuderia verde desenvolveu um projeto de uma empresa voltada à adaptação de um imóvel as necessidades de uma pessoa com nanismo, criando degraus automáticos facilitando a locomoção e acesso dessas pessoas.

E por fim, a escuderia vermelha desenvolveu um projeto de sensores e alarmes chamado APOLO para pessoas cegas ou com baixa visão. Através deles uma pessoa cega conseguiria distinguir por exemplo, o andar em que o elevador se encontra, além de outras funções dentro do apartamento.

Durante o GP as duas escuderias classificadas em 1º e 2º lugares foram premiadas com troféus e certificados de participação. O primeiro lugar ficou com a escuderia amarela formada pelos seguintes alunos,  Desirée Soares da Silva, Fernando Cavalcante de Luna, Guilherme Carlos Prado, Joseane Ferreira Ribeiro e Marton José Duarte de Souza, e em segundo ficou a equipe verde composta pelos seguintes integrantes, Almir Serrano de Oliveira, Edilson dos Santos, José Climenes Costa, Patrícia Maria de Souza e Rodrigo Barbosa.

“Para mim foi uma novidade, porque há muito tempo não participava de uma competição, então foi algo desafiador, porque precisamos pensar fora da caixa, desbloqueou minha memória, que estava travada, foi um desenvolvimento muito intenso, uma experiência única, só tenho a agradecer ao SENAI pela oportunidade”, afirmou a aluna Desirée Soares da Silva, da escuderia amarela.