Paraíba

Alunos do SENAI PB apresentam tecnologias desenvolvidas na instituição no Campus do IFPB em João Pessoa

Por - Publicado 24 de fevereiro de 2022

Um grupo de três alunos e um instrutor do curso técnico em Eletroeletrônica do SENAI Distrito Industrial de João Pessoa está realizando ao longo desta semana (de 22 a 25/02), um minicurso no campus do Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFPB, na capital.

A iniciativa acontece através do projeto de extensão “O que você vai fazer hoje? Oficinas 4.0 – mãos na massa” do IFPB. A equipe do SENAI foi convidada pela professora Luciana Pereira, vice-coordenadora do mestrado profissional em TI do Instituto e pelo professor, Maurício Zorro para realizar o minicurso, que tem como tema, “Jardim Inteligente”, e uma carga horária de 12h.

A atividade está sendo desenvolvida pelos alunos, Camila Rodrigues do Rêgo Silva, João Carlos Silva de Souza e José Alves Bezerra Neto, sob a supervisão do instrutor Fernandes Gonçalves, conta com aulas práticas e teóricas, onde estão sendo apresentadas tecnologias como o arduino que consiste numa plataforma de prototipagem eletrônica utilizada no desenvolvimento de equipamentos, contemplados com sistemas de inteligência, e na ocasião, os alunos do Instituto Federal tem a oportunidade de conhecer sensores utilizados em projetos de automação.

“Essa oportunidade traz um ganho importantíssimo para a vida acadêmica e pessoal dos nossos alunos que iniciaram essa jornada desenvolvendo projetos no Grand Prix escolar, depois participaram do Desafio SENAI de Projetos Integradores e do INOVA SENAI, e agora eles estão podendo compartilhar todo o aprendizado com outros estudantes, compartilhando conhecimentos”, comemorou o instrutor Fernandes Gonçalves.

Nesta sexta-feira, 25/02, os alunos do SENAI encerrarão o minicurso, com a apresentação do projeto Agro Inteligente, que foi desenvolvido durante o INOVA SENAI.

O projeto consiste num sistema automático e de internet das coisas, de irrigação que transmite as informações de temperatura do ambiente e umidade do solo para um software, através da internet, onde o usuário pode alterar a porcentagem de umidade do solo de acordo com o parâmetro adequado para o seu cultivo.