Paraíba

Ato em prol da duplicação da BR-230 reúne parlamentares e representantes do setor produtivo na FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 05 de novembro de 2021

Ainda durante o evento, representantes do Comitê discutiram  a criação de um Fórum Permanente da Borborema, para propor soluções para as demandas de Campina Grande e municípios da região.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha recebeu na manhã desta sexta-feira, 05/11, no auditório da Federação, lideranças políticas e representantes de entidades do setor produtivo durante um ato em prol da duplicação da BR-230, num trecho de 31 km, entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo, em Pocinhos/PB.

Durante o encontro, o chefe da Unidade Local do DNIT em Campina Grande, Leonardo Marinho, apresentou o projeto executivo da obra, que já está concluído. Já o chefe da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Victor Sales, apresentou dados técnicos de uma pesquisa que identificou o elevado número de acidentes no trecho da BR 230, localizado na Alça Sudoeste.

“A duplicação do trecho da BR-230 entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo representa salvar vidas. Apesar desse trecho ser relativamente curto, com pouco mais de 30 km, concentra 23% dos acidentes ocorridos em toda a circunscrição da nossa delegacia”, comentou Victor Sales.

O objetivo do ato foi sensibilizar a sociedade e a classe política para a importância da obra de duplicação, que trará desenvolvimento econômico, através da melhoria da malha viária e do fluxo de trânsito, para quem trafega pela rodovia federal.

O presidente da FIEP, Francisco Gadelha, ressaltou o compromisso da Federação com a obra, que trará benefícios para toda a Paraíba. “Assim que fomos convocados pela Câmara Municipal de Campina Grande para integrar o comitê em prol da duplicação da BR-230, de imediato aceitamos, porque a FIEP enquanto uma entidade que apoia e defende o desenvolvimento da Paraíba sabe da necessidade de duplicar a Alça Sudoeste, e também o trecho de Lagoa de Dentro até a Praça do Meio do Mundo, algo que é fundamental para a logística do estado e que trará mais segurança para quem trafega por Campina Grande. Precisamos lembrar que o projeto já está pronto, necessitamos agora do apoio dos parlamentares que compõem a Bancada Federal da Paraíba”, ressaltou o presidente.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande, vereador Marinaldo Cardoso, falou sobre a bandeira de luta das entidades que compõem o comitê. “Hoje nós estamos iniciando uma fase que é justamente para sensibilizar os representantes da Paraíba, no Congresso Nacional, nosso objetivo é conseguir 10%, ou mais, de recursos para o início da obra que tem um valor inicial de 400 milhões de reais. O Comitê continuará lutando para que a BR seja duplicada até o sertão do estado”, disse Marinaldo Cardoso.

Ainda durante o evento, representantes do Comitê discutiram a criação de um Fórum Permanente da Borborema, para propor soluções para as demandas de Campina Grande e municípios da região.

O Comitê em Prol da Duplicação da BR-230 é formado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba – SINDUSCON-PB, Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande, Federação das Associações dos Municípios da Paraíba – FAMUP, Assembleia Legislativa da Paraíba, Associação Comercial de Campina Grande – ACCG, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande – CDL-CG e Associação Campinense de Imprensa – ACI.