O Centro Internacional de Negócios da Paraíba divulgou a Balança Comercial com dados do mês de outubro. O documento acrescenta dados do último mês à balança dos meses anteriores.
Segundo o levantamento, os calçados de borracha ou plástico continuam sendo os produtos mais exportados pelo estado durante os dez primeiros meses deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Paraíba teve um crescimento de 1,5% nas exportações.
No mês de outubro, os produtos protagonistas nessas exportações foram os calçados de borracha, as lagostas congeladas, os açúcares de cana refinados, os sucos de abacaxi industrializados e os fios de algodão simples. Os principais destinos desses produtos no mês foram os Estados Unidos, as Filipinas, a China, a Colômbia e a Itália, já no contexto geral, no acumulado do ano, os destinos foram os Estados Unidos, a Argentina, a Holanda, a Bélgica, e as Filipinas.
Desde 2021, a Paraíba tem mantido o crescimento nas exportações e apresentou, no Panorama Geral daquele ano, um crescimento de 17% quando comparado a 2020. A expectativa é que até dezembro deste ano a taxa de exportação no estado se mantenha em crescimento. A previsão é de que o Panorama Geral deste ano seja publicado em janeiro. Para acessar todas as informações referentes às exportações dos meses deste ano, acesse a pasta do CIN-PB, onde são publicados os panoramas gerais e as balanças comerciais do estado.
O estudo é feito mensalmente para trazer informações sobre as exportações e importações da Paraíba, detalhando os principais setores e os países que mais compraram e venderam produtos ao estado. No final do ano é publicado o Panorama Geral trazendo essas informações de todo o ano corrido.
Texto/Colaboração: Igor Batista