Banco de Projetos estimulará parcerias internacionais

Por CNI em Ação - Brasília (www.cni.org.br) - Publicado 25 de setembro de 2007

O apoio da CNI à internacionalização de produtos e empresas brasileiras se dá através da Rede CIN e de 25 Centros Internacionais de Negócios espalhados pelo país.

Em 2007, a CNI pretende lançar o Banco de Projetos Empresariais, um catálogo de projetos de pequenas empresas que buscam cooperação internacional. Sempre que uma empresa no exterior precisar contar com o know-how específico de uma brasileira ou vice-versa, a Rede CIN fará a aproximação entre as duas. O objetivo é fomentar parcerias internacionais, joint ventures, fusões, capitalizações ou investimentos diretos entre organizações cadastradas.

Já em 2006, uma ação de destaque da CNI no suporte à Rede CIN foi a compra do banco de dados Contrade, da Organização das Nações Unidas (ONU), depois de uma negociação que durou seis meses. Hoje, as bases de dados e os sistemas de informação utilizados pela CNI para agregar valor aos serviços prestados pela Rede CIN são:

•    Alice Web;
•    Catálogo de Exportadores;
•    Contrade;
•    EximData;
•    Kompas;
•    MDIC/SECEX;
•    Negociações Internacionais;
•    Pesquisa Taric;
•    P-Maps;
•    SGPE;
•    SICEX; e
•    TecWin.

Coordenada nacionalmente pela CNI e criada com o apoio da Agência Nacional de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) oferece os seguintes serviços às empresas brasileiras:

•    Apoio à internacionalização, com programas para aprimorar a competência exportadora das empresas e assessoria na concretização de negócios;
•    Inteligência comercial, com informações estratégicas sobre os principais mercados mundiais, estatísticas, legislação, oportunidades comerciais e prestadores de serviços, entre outros;
•    Capacitação empresarial, com programas de aprimoramento e reciclagem técnico-gerencial em comércio exterior; e
•    Promoção de negócios, com eventos no Brasil e no exterior, para promover o incremento de negócios e a absorção de tecnologias.