Compartilhar

CNI

BIM: a metodologia de construção civil que vai revolucionar a engenharia dos Correios

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 20 de fevereiro de 2025

Os Correios estão avançando rumo à inovação com a implantação do Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, metodologia que tem transformado a gestão de projetos no setor da construção no Brasil


Os Correios estão avançando rumo à inovação com a implantação do Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, metodologia que tem transformado a gestão de projetos no setor da construção no Brasil. A iniciativa resulta da parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia da Construção Civil, formalizada em evento realizado em Brasília, no último dia 13. 

A metodologia BIM combina tecnologia de modelagem com um conjunto estruturado de processos para a criação, comunicação e análise de modelos digitais da construção, promovendo a integração de informações e a colaboração entre os diversos agentes do empreendimento.

A implantação nos Correios será orientada pela norma ABNT NBR ISO 19650 – "Organização e digitalização de informações sobre edifícios e engenharia civil, incluindo BIM – Gestão da informação por meio da modelagem da informação da construção" – e alinhada à Estratégia BIM BR, iniciativa do Governo Federal para impulsionar a transformação digital no setor da construção.A estratégia contempla a modernização do setor público, a capacitação de profissionais e o fomento à pesquisa e inovação. 

Durante o evento, Bruna Bitencourt, arquiteta e consultora do SENAI CIMATEC, trouxe insights sobre os benefícios que a metodologia trará para os Correios e para o país. "O BIM é a resposta da Indústria 4.0 para a construção civil", afirmou.

Por meio da metodologia, é possível identificar e resolver conflitos antes do início da construção o que reduz as chances de retrabalho ou atraso na obra, além de facilitar a integração de projetos sustentáveis e soluções de eficiências energéticas ao projeto. 

Na ocasião, o diretor de Administração dos Correios, José Rorício Aguiar de Vasconcelos, e o superintendente de inovação e tecnologia do SENAI, Roberto de Medeiros Júnior, marcaram o início da parceria com a assinatura simbólica do termo de convênio.

“Essa é uma virada de chave para os Correios, não só na área de infraestrutura, mas também de tecnologia e governança. A universalização da informação vai permitir que a empresa otimize recursos para melhorar a sua eficiência”, disse o DIRAD. 

Cultura BIM  

Carlos Bomfim, gerente de negócios do SENAI CIMATEC, abordou a importância de vencer barreiras culturais para a implantação da nova metodologia. “O BIM não depende apenas do uso de softwares, envolve pessoas e processos, o que requer mudança cultural para influenciar comportamentos e decisões nas empresas”, enfatizou. 

Bomfim destacou ainda a necessidade de treinamento e participação da liderança durante o processo. Segundo ele, a comunicação transparente e a colaboração entre departamentos são essenciais para superar as barreiras organizacionais. 

Como o BIM será implantado?

O processo de implantação do BIM nos Correios será dividido em três etapas: diagnóstico de maturidade da organização, capacitação dos profissionais e prova de conceito.

"Será aplicado um curso de 184 horas-aula, dividido em módulos teóricos e práticos, para garantir uma formação completa dos profissionais dos Correios", explicou a consultora Bruna Bitencourt. 

O cronograma de atividades se estenderá até 2026. "A construção do conhecimento não deve parar após esses dois anos. Contamos com todos para continuar esse processo", finalizou arquiteta. 

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.