A indústria está a todo momento focada em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. Por isso, o Brasil Indústria, coluna semanal da Agência CNI de Notícias, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!
O principal destaque da semana foi na capcitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores.
No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho.
Educação e capacitação: dois setores que movem a indústria brasileira
No Tocantins, o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) de qualificação para beneficiados do Minha Casa, Minha Vida na Capital, prevê a realização de 66 cursos de qualificação, 32 palestras, 71 campanhas educativas, 10 seminários e 4 diagnósticos sociais, todos executados pelo SESI-TO e SENAI-TO. Ao todo são 188 ações de qualificação que vão beneficiar 21.709 palmenses. Mais informações no site do SENAI-TO.
O SENAI de Pernambuco está com mais de 700 vagas abertas para cursos de aperfeiçoamento e qualificação com início previsto ainda para o mês de agosto. Pela primeira vez, a instituição está com vagas abertas para cursos na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como o de Gerenciamento de Dashboards no Power BI, oferecido na unidade de Areias, no Recife. Já na escola do Cabo de Santo Agostinho, os destaques são os cursos na área de Eletricidade, como Eletricista Industrial e NR-10 (Básico e Complementar). Em Paulista, há vagas para o curso de Marceneiro, no turno da noite. Outras informações podem ser conferidas pelo site SENAI-PE ou pelo 0800 600 9606.
Ainda no estado, O SESI-PE está na etapa final nacional do Campeonato Mundial Microsoft Office Specialist (MOS), na categoria Microsoft Office EXCEL 2019. Dos 38 alunos classificados de todo o Brasil, 17 são da Rede de Educação SESI Pernambuco. O torneio é uma competição mundial organizada pela Certiport e coordenada pelo SESI para selecionar os melhores estudantes de todo o mundo no uso das ferramentas do Microsoft Office - Word, Excel e Power Point. O resultado definirá o representante brasileiro para a etapa mundial MOS na categoria mencionada. Confira a matéria completa no site do SESI-PE.
No Amazonas, Wanderley Martins, de 16 anos, aluno 1º ano do Novo Ensino Médio SESI-AM e SENAI-AM foi classificado para a segunda fase da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial (Celeritas). A competição, realizada totalmente on-line em três fases, envolve conceitos, aplicações e funcionalidades de inteligências artificiais. Para saber mais detalhes, entre no site da FIEAM.
Em Santa Catarina, O Programa Internacional de Educação Executiva (PIEE), ofertado pelo SENAI/SC, está com as inscrições abertas para novos alunos com aulas a partir do dia 15 de setembro. A primeira turma do curso Governança Corporativa: estruturas, práticas, sucessão e sustentabilidade iniciou as aulas no final de julho. Para saber mais, entre no site da FIESC.
“Tivemos muita procura por este curso e vimos a necessidade de abrir uma nova turma. Vemos a necessidade de promover o acesso à informações e ao aprendizado voltado a fortalecer o profissionalismo e a longevidade das empresas. O aprofundamento que as boas práticas de Governança Corporativa e Familiar trazem para o sucesso e para a perenidade do patrimônio empresarial é destaque no curso”, explica o diretor do SENAI Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira.
Na capital do país, foi lançada a Escola de Desenvolvimento Interno e Treinamento (Edit), uma plataforma de educação criada pelo IEL-DF. A Edit será voltada à formação dos colaboradores da FIBRA e dos departamentos regionais do DF do SESI, SENAI e IEL nacional. Confira mais detalhes, no link.
O SESI-MG promove no dia 18 de agosto, às 16h, o Webinar Liderança e Protagonismo Feminino no Ambiente Corporativo. Na carreira das mulheres percebemos algumas barreiras invisíveis – são os vieses inconscientes. Esses vieses dificultam e, até mesmo, impedem o avanço profissional das mulheres, o que favorece a presença massiva dos profissionais homens, sobretudo em cargos de liderança. Para saber mais sobre a palestra, entre na página da FIEMG.
Com o compromisso de ampliar o repertório profissional e aumentar as chances de destaque no mercado de trabalho, a FIRJAN SENAI oferece 20 novos cursos on-line, a partir deste mês de agosto. Títulos dedicados à Tecnologia da Informação (TI) e Automação, em convergência com a indústria 4.0 e a construção civil, estão neste universo.
Panorama Industrial: confira as principais pesquisas da semana
No Rio Grande do Sul, as exportações da indústria de transformação do estado alcançaram US$ 1,3 bilhão em julho, elevação de 36,8% na comparação com o mês de 2020. No acumulado do ano, as vendas externas totalizaram US$ 7,5 bilhões, valor 31,1% maior em relação a igual período do ano anterior. A pesquisa completa está neste link.
Já a Indústria paranaense registra crescimento de 18% no primeiro semestre. No comparativo mensal com junho do ano passado, a alta passa de 8%. O resultado acompanha uma tendência nacional, que foi de 12,9% no acumulado dos primeiros seis meses do ano. A indústria brasileira também cresceu 12% em junho, quando avaliado o resultado do mesmo mês do ano passado. Mais detalhes, na página da FIEP.
Na Bahia, A produção física da Indústria de Transformação da Bahia registrou queda de 9,2% em junho de 2021, no acumulado de 12 meses, ocupando a última posição no ranking dos 14 estados que participam da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física - PIM-PF (PIM-PF). Saiba mais por meio deste site.
Na FIESP, o Festival de Empreendedorismo da Fiesp, nos dias 10 e 11 de agosto, conta com debates sobre diversidade e inclusão. Painel abordou a acessibilidade e a inclusão nas equipes. Para abordar o papel das lideranças na conquista de equipes mais igualitárias, Carine Roos e Twylla Ferraz Aragão, compartilharam suas vivências e aprendizados ao longo de suas carreiras profissionais. A matéria completa está no site da FIESP.
A FIEPE tem feito interlocução com os representantes do Estado no Congresso Nacional com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal para que a ferrovia Transnordestina siga o projeto inicial, incluindo a construção do ramal até o Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. De acordo com Essinger, a defesa é para que o traçado seja feito de maneira completa como tem sido discutido desde o começo, para que o desenvolvimento regional aconteça de forma plena para todos os estados envolvidos no projeto, como Ceará e Pernambuco. Mais detalhes, na página.
Vacinação e outras ações contra a Covid-19 são foco industrial
A FIES ciente dos problemas que afligiram o setor empresarial na pandemia da COVID-19, da importância de preservar a economia do estado e, principalmente, a vida dos trabalhadores industriais, solicitou aos prefeitos dos 75 municípios do estado de Sergipe que ampliassem a campanha de imunização para os trabalhadores da indústria. Confira tudo no site da FIES.
Na Bahia, a Escola SESI de Gestão em SST realizará no dia 18 de agosto, às 14h30, a aula aberta Gestão da Saúde Corporativa: primeiros passos. O objetivo desse evento, online e gratuito, é disseminar conhecimento para que as empresas brasileiras identifiquem os principais problemas na gestão da saúde corporativa para priorizarem intervenções, sempre buscando melhores resultados, a partir do monitoramento eficaz dos seus indicadores. Mais detalhes, no site da FIEB.
Já o SESI-RS e a Prefeitura de Caxias do Sul, juntamente com outros parceiros, assinaram um convênio para acelerar a vacinação contra a Covid no município. A assinatura possibilitou o acréscimo de novos pontos de vacinação. O Sesi disponibilizou 30 profissionais e dez unidades móveis, que, até a noite de quinta-feira, aplicaram mais 3 mil vacinas. A matéria completa está no site da FIERGS.
No Espírito Santo, a FINDES entregou 14 ventiladores pulmonares à Secretaria da Saúde (Sesa). Os aparelhos passaram por manutenção corretiva realizada pela equipe do SENAI da Bahia. Durante a entrega dos equipamentos, o presidente interino da Findes, Paulo Baraona, explicou que o setor industrial atua contribuindo com o Governo do Estado para melhorar o atendimento na saúde pública. Mais detalhes, no site da FINDES.
Eventos e inovação para os trabalhadores
Atento à necessidade da indústria de obter informações confiáveis que possam auxiliar no seu processo de tomada de decisão, o SENAI-PE lançou o seu Observatório da Indústria. Um centro de inteligência que visa impulsionar o desenvolvimento regional, por meio da produção de informações estratégicas e pesquisas primárias e secundárias, com foco em soluções eficientes para o setor industrial. Entre os serviços oferecidos, está o Boletim Mensal do Observatório da Indústria, cuja primeira edição pode ser conferida no SENAI-PE.
No Ceará, o SENAI Ceará, permanentemente atento e alinhado às demandas industriais, promove cursos que atendem a nova realidade da indústria, em que as áreas precisam de profissionais de automação, mecatrônica e TI. Com a evolução da Revolução Industrial e do uso de tecnologias de sensoriamento e equipamentos voltados para Tecnologia da Informação (T.I) e Infraestrutura de Rede, as empresas têm a necessidade eminente de ter acesso a tecnologias que não usavam antes. Mais informações, no site da FIEC.
Com edição 100% on-line, o Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da FIEG e a Aliança pela Inovação em Goiás realizam o 2º Encontro do Ecossistema Goiano de Inovação, no dia 25 de agosto, das 9 horas às 12h30. O evento abordará os temas Cidades Inteligentes, Transformação Digital e Impacto do 5G nos negócios, com participação de especialistas regionais e nacionais, empresários e representantes do poder público. A matéria completa esta na FIEG.
Ainda no estado de Goiás, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEG lançou, nesta quarta-feira (11), a emissão de Certificado de Origem (COD) e Declaração de Livre Venda (DLV) para empresas do Sudoeste Goiano, com balcão de atendimento na Unidade Integrada Sesi e Senai Rio Verde. Confira os detalhes do evento neste link.
O SENAI promove a primeira feira de talentos nacional, on-line e gratuita. Com a participação de 15 departamentos regionais do SENAI e 27 empresas das cinco regiões do país, são esperadas mais de mil contratações. Os processos seletivos, realizados pelas indústrias parceiras, ocorrerão pela plataforma Contrate-me.