Compartilhar

CNI

Brasil leva 1º lugar em simulados internacionais de Web Design e Soluções de Software para Negócios

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 08 de julho de 2019

Brasileiros superaram concorrentes como a Rússia, Suíça e Coreia

Os brasileiros Gildson Silva e Gabriel Panca conquistaram os primeiros lugares em Webdesign e Soluções de Software para Negócios, respectivamente, em uma disputa simulada internacional realizada em Brasília, na última semana. Os jovens competiram com representantes da Suíça, Coreia, Marrocos, Japão, Rússia, Malásia e Colômbia.

O simulado faz parte da preparação dos jovens para a WorldSkills 2019, a maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada em agosto, na Rússia. As provas são semelhantes às que vão enfrentar no mundial daqui a algumas semanas e mostraram que o Brasil continua como um dos favoritos nessas ocupações - historicamente o país conquista medalhas nessas áreas.

DESAFIO - Uma das provas apresentadas aos competidores de Webdesign era resolver 10 problemas de web, como instalar e configurar um site em Wordpress ou resolver toda a parte de design de uma seção de notícias, em apenas três horas. Numa segunda etapa da prova, os jovens tiveram que desenvolver um site para todos os museus de Kazan, cidade russa que será sede da WorldSkills, fazendo todo o layout e assegurando o acesso do internauta a todas as informações disponíveis.

O treinador de Gildson Silva, Marcelo Streibh, que é analista de sistemas do Núcleo de Tecnologia Mutimídias do SENAI de Alagoas, ficou satisfeito com o desempenho de seu pupilo. “Mesmo sem ficar em primeiro em todos os módulos, ele se mostrou um competidor consistente porque se saiu bem em todas as etapas da prova”, afirma. “Pra mim, esse é o segredo: o competidor precisa mostrar consistência, mostrar que sabe o que está fazendo em cada módulo de prova, o que ele fez muito bem, de forma muito clara”, disse.

O competidor conta que já encontrou no Webdesign seu caminho. "Sou muito bom nessa parte de pegar a imagem e jogar no navegador, porque eu gosto de fazer, me sinto bastante à vontade e por isso pretendo seguir nessa área”, explica.

DO SUOR AO OURO - Essa é a frase usada pelo expert Robert Knowles, da ocupação Soluções de Software para Negócios, para descrever o empenho e o sucesso na atuação do competidor Gabriel Panca, que também conquistou o 1º lugar no simulado internacional.

No teste, os competidores precisaram fazer toda a gestão de um site para um time de futebol, como o cadastro do clube como empresa, área de cadastro para os associados, para os funcionários e diretores, tratar os perfis de acesso ao sistema, administradores e outros usuários, além de uma área para os resultados dos torneios. Tudo de forma clara, rápida e acessível, como o atual mercado de trabalho exige.

“O desempenho do Gabriel não poderia ter sido melhor, ele conseguiu atingir uma pontuação bem à frente do segundo colocado (Rússia) e do terceiro (Coreia). Ele tem boas chances de pódio na Rússia”, vibra o expert. “Eles treinam demais, se esforçam muito, então, o resultado acaba aparecendo, é do suor, ao ouro”, conclui Robert.

Gabriel conta que entrou no SENAI por influência do pai. “Hoje ele é engenheiro civil, mas fez curso técnico quando mais novo. Por isso, ele quis me colocar no SENAI, pela experiência positiva que teve”, explica.

O pai também deu todo o apoio quando o jovem precisou trancar a faculdade de Ciências da Computação no 3º semestre da Universidade Regional de Blumenau (FURB) para se dedicar aos treinos de olho no mundial. São até dez horas por dia de treinos em Brasília e encontros com a família e amigos uma semana sim, outra não. Depois de tudo isso, Gabriel já faz planos para o futuro. “Quero morar no Canadá, que tem um bom mercado na área de programação. Também quero me aprofundar melhor em inteligência artificial, que acho muito interessante”.

Os competidores seguem nos centros do SENAI em treinamento intensivo até a véspera da viagem para o mundial na Rússia, prevista para 18 de agosto.

Outras Notícias