Compartilhar

CNI

Brasil Mais Produtivo tem 4 mil indústrias cadastradas para consultorias gratuitas

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 12 de julho de 2024

Em evento no Sebrae-DF, vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e parceiros do programa destacam impacto da iniciativa. Até 2027, 30 mil empresas receberão consultoria em manufatura e energia.


A empresária Aline Barbosa falou dos resultados alcançados em consultorias anteriores do SENAI e do Sebrae

Para apresentar o programa federal Brasil Mais Produtivo aos empresários do Distrito Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram, nesta sexta-feira (12) na sede do Sebrae-DF, um evento com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. 

Mais de 4 mil indústrias de micro e pequeno portes de todo o país já estão cadastradas para receber, gratuitamente, consultorias em eficiência energética e manufatura enxuta no âmbito do programa. O número, citado no evento, representa 80% da meta para este ano.

Até 2027, serão 30 mil empresas atendidas pelos consultores. Além disso, cerca de 8,5 mil empresários já se cadastraram na Plataforma de Produtividade, porta de entrada do B+P. Para as médias empresas, o serviço é subsidiado, ou seja, há contrapartida da empresa. 

Saiba como se cadastrar na Plataforma de Produtividade e solicitar os serviços do Brasil Mais Produtivo 

Fabricante de tintas e revestimentos com 16 anos no mercado de construção do DF, a Mistercryl Tintas está cadastrada no programa. A empresária Aline Barbosa deu seu depoimento sobre a importância do apoio aos micro e pequenos negócios, que são 95% das empresas no país. Formada em Direito, ela apresentou os resultados alcançados com outros atendimentos do Sebrae e do SENAI, a quem agradece por tê-la tornado empresária. 

“Em um primeiro atendimento, com foco em produtividade, identificamos como otimizar processos, melhorar a manutenção de máquinas, diminuir o desperdício e a capacidade ociosa. Fizemos a capacitação de colaboradores para manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos. Tivemos 42% de aumento de produtividade e 93% de redução de movimentação, e saímos de cerca de 750 lotes por mês para mais de 1 mil lotes”, lembrou. 

Com um segundo atendimento, dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que também vão atuar no B+P para diagnóstico das indústrias, a empresa olhou para a jornada do cliente: “Daí surgiu um modelo que chamamos de entrega vapt vupt. Hoje 93% das nossas entregas são em até 48 horas, nos tornamos indústria atacadista e aumentamos em 15% nosso faturamento em um semestre”.  

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou que o Brasil Mais Produtivo é uma das ações da Nova Indústria Brasil (NIB) e reúne diferentes serviços para alavancar os pequenos negócios.

“Precisamos agir nas causas dos problemas. O Brasil tem dois grandes desafios, o baixo investimento e a baixa produtividade. Colocamos o Sebrae e o SENAI para fazerem o diagnóstico e o projeto, e aí entram Embrapii, BNDES e Finep para financiar as ações”, resumiu.  

Parceiros oferecem soluções customizadas 

O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com a parceria do SENAI, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

200 mil empresas serão beneficiadas até 2027

O superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, Roberto Medeiros, destacou que o programa foi construído para melhorar a produtividade, a eficiência energética e a transformação digital das micro, pequenas e médias indústrias. “Dois diferenciais do programa são reunir sete grandes parceiros e oferecer a formação profissional junto às consultorias”, pontuou. 

Quase 8 mil matrículas já foram efetivadas em cursos de aperfeiçoamento para colaboradores das empresas participantes. Como a plataforma é personalizada, quando o empresário se cadastra e informa o setor, ele passa a receber os cursos e as linhas de financiamento específicos para a área de atuação.

“Temos necessidade de maior formação técnica e treinamento empresarial. Se você não adequar gestores e funcionários às novas transformações digitais e às novas necessidades do mercado, a empresa não vai conseguir competir”, completou o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar. 

Cadastro e atendimento das empresas 

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, lembrou que esse é o quarto de um total de 12 eventos que serão realizados pelo Sebrae e pelo SENAI para com os parceiros para apresentar o programa nos estados. As próximas Unidades da Federação a receber os roadshows são: Paraná, Acre, Tocantins, Rio Grande do Norte, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. 

Além de conhecerem o programa, os empresários que participam dos roadshows têm a oportunidade de já se cadastrarem na Plataforma de Produtividade. No portal, o empresário encontra diversos serviços, desde cursos e ferramentas de gestão e produtividade para acessar quando quiser, até consultorias em manufatura enxuta e eficiência energética.

Para receber as consultorias é preciso registrar interesse e aguardar o contato do SENAI e do Sebrae, que vão contar com mais de 1 mil consultores para atender a demanda em todo o território nacional. As empresas podem solicitar só uma ou as duas consultorias e definir qual é a prioridade. 

As consultorias de eficiência energética preveem ao menos 10% de redução de consumo de energia, preferencialmente com ações de baixo ou nenhum investimento por parte da empresa. Já a consultoria de manufatura enxuta, ou lean manufacturing, prevê a eliminação de desperdícios de produção no chão de fábrica, com aumento esperado de ao menos 20% da produtividade de processo.  

Outras Notícias