Brasileiros e noruegueses buscam cooperação na área de responsabilidade social

Por Agência CNI - Publicado 29 de novembro de 2007

Representantes de oito empresas brasileiras e oito companhias norueguesas com atividades no Brasil discutem hoje e amanhã a importância da responsabilidade social para os negócios e o bem-estar das comunidades. No encontro, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação de Empresas Norueguesas (NHO), empresários e executivos trocam experiências sobre os desafios enfrentados e os investimentos feitos na área de responsabilidade social.

Entre os convidados do workshop, que ocorre na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), estão diretores de grandes indústrias brasileiras, como a Companhia Vale do Rio Doce, a Petrobras, o Grupo Orsa, a Brasken, a Aracruz Celulose e a Volkswagen. Entre os participantes norueguesas estão a produtora de alumínio Norsk Hydro a petrolífera StatoilHydro, a fabricantes de papel de imprensa Norske Skogindustrier, o estaleiro Aker Yards e a indústria de produtos químicos e fertilizantes Yara International.

Da Noruega também participam do encontro diretores do conglomerado Aker Kvaerner, de serviços de engenharia e construção, a fabricante de componentes automotivos Kongsberg Automotive e a produtora de açúcar e álcool Biofuel Energy.

Além de diretores de empresas, o evento conta com a presença de executivos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da fundação norueguesa Det Norske Veritas (DNV), responsável pela certificação de sistemas de gestão e responsabilidade corporativa.

O workshop, que tem o apoio da FIRJAN e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), é uma das iniciativas previstas no acordo firmado por representantes da CNI e de sua congênere norueguesa em Oslo, em setembro deste ano. Também dá seqüência ao evento que ocorreu em Oslo, em março, no qual o presidente do Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social da CNI, Jorge Parente Frota Júnior, apresentou aos noruegueses as ações desenvolvidas pela indústria brasileira, sobretudo os projetos do Serviço Social da Indústria (SESI) nesta área.

"A troca de experiências entre empresas brasileiras e norueguesas durante o workshop complementará e fortalecerá as ações de responsabilidade social empresarial", afirma Jorge Parente. Durante o workshop, empresários e executivos conhecerão experiências socialmente responsáveis em seus setores de atividade. Os participantes do encontro também debaterão os desafios das ações de responsabilidade social, o impacto dos programas nos negócios e as relações das empresas com a comunidade e os consumidores.