Caged apresenta crescimento recorde em abril

Por ASCOM do MTE - Publicado 18 de maio de 2007

No mês de abril foram gerados 301.991 empregos com carteira assinada, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgado nesta quinta-feira pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Este número corresponde a 1,08% de crescimento em relação ao estoque de empregos.

Este foi o melhor mês de toda a série histórica do CAGED desde 1992. De acordo com o ministro, os números positivos já refletem a implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) feita pelo Governo Federal.

"Esses números mostram dados reais da influência do PAC na geração de empregos", afirmou o ministro, citando a encomenda de navios da Petrobras e a construção de aeroportos como exemplos de ações governamentais que mobilizam diretamente a indústria naval e o setor aéreo.

Nos quatro primeiros meses deste ano, foram criados 701.619 postos (NULL,54%), o maior quadrimestre da série. Nos últimos 12 meses, a variação acumulada atingiu 5,04%, ou 1.360.799 empregos formais. "Estamos numa era de continuidade de crescimento e isso nos leva a acreditar que poderemos ultrapassar o recorde histórico de empregos criados no setor formal de 2004", previu Lupi.

Todos os ramos industriais obtiveram saldos positivos no mês em questão, com dez dos 12 ramos apresentando maior dinamismo em relação a abril de 2006. O setor que mais contribuiu para o crescimento foi a Indústria de Transformação, que registrou um resultado de 103.763 postos de trabalho (NULL,58%), recorde para a série histórica. Mereceu destaque a Indústria de Produtos Alimentícios e Bebidas que respondeu pela geração de 58.709 empregos formais (NULL,81%), o melhor resultado da série histórica para esse ramo de atividade no mês de abril.

A Construção Civil apresentou um crescimento de 30.887 postos (NULL,23%), recorde histórico, superando em 111% o saldo de abril de 2001 (.632 empregos), o maior do período até então. Reflexo principalmente de projetos de grande porte, como obras viárias.

O crescimento relativo do emprego formal na Construção Civil no primeiro quadrimestre deste ano (NULL,84%) foi muito superior ao crescimento verificado para o total das atividades (NULL,54%), constatação reforçada pelo crescimento dos últimos 12 meses (NULL,36%, no caso da Construção Civil, e 5,04%, para índice geral).

A geração de postos de trabalho celetistas em abril foi também acentuada nos Serviços e na Agropecuária. Esses setores foram responsáveis pelo incremento de 82.768 (NULL,73%) e 41.227 (NULL,76%) postos de trabalho, respectivamente. Especificamente sobre a Agropecuária, frise-se que o cultivo da cana-de-açúcar, estimulado por fatores sazonais, foi responsável pela geração de 28.707 empregos formais.

As regiões apresentaram expansão recorde do número de trabalhadores com carteira assinada, para o mês de abril, com exceção da Região Nordeste, cuja geração de emprego em abril de 2007 ( 20.426 ou 0,50%) foi inferior à verificada em abril de 2005 (.273 ou 0,57%). Em termos absolutos, as regiões que mais se destacaram no mês foram a Sudeste (.572 postos ou 1,27%) e a Sul (+52.245 postos ou +0,99%). Entre as Unidades da Federação, São Paulo registrou o maior número de vagas criadas ( 129.420 ou 1,40%), seguido de Minas Gerais (.773 ou 1,27%) e do Paraná (.478 ou 1,44%).

O Estado de Alagoas foi o único que apresentou diminuição no estoque de emprego no mês (-6.792 postos ou -2,88%), resultado diretamente associado à sazonalidade negativa que a atividade da cana-de-açúcar enfrenta na Região Nordeste nesta época do ano. Dentre as 27 unidades da federação, 12 delas registraram o maior saldo da série histórica do CAGED.

O mês de abril também apresentou ampliação de 87.357 empregos com carteira assinada (NULL,75%) no conjunto das nove regiões metropolitanas, enquanto o interior dos estados desses aglomerados urbanos respondeu pela criação de 165.750 empregos celetistas (NULL,59%). É comum neste período do ano que os municípios do interior tenham seu desempenho associado às atividades agroindustriais, mais especificamente, à cadeia sucroalcooleira, que nesse período do ano apresenta bastante dinamismo na região Centro-sul do país.

Nesse sentido, o interior dos estados beneficiados pela sazonalidade positiva dessas atividades foram os que mais se destacaram: São Paulo ( 88.900 postos ou 2,02%), Minas Gerais (.450 postos ou 1,56%) e Paraná (.637 postos ou 1,81%). No caso das áreas metropolitanas, as que mais se sobressaíram foram São Paulo (.520 postos ou 0,84%) e Rio de Janeiro (.274 postos ou 0,69%).