![]() |
Competitividade |
"Aqui temos as novas máquinas, componentes, inovações em termos de calçados", explica Ricardo Michaelsen, diretor comercial do Instituto brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC), realizador do projeto da fábrica em parceria com a Prefeitura de Franca e o Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca (SindiFranca). Segundo Michaelsen, todo o maquinário é nacional e utilizado em fábricas de Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS).
Entre as novidades, Rômulo Zambelli, também do IBTeC, apresenta uma máquina que substitui a caneta na marcação da colagem do solado no calçado. "Essa máquina usa uma marcação que aparece sob luz negra. Isso evita que às vezes a marca acabe aparecendo no calçado pronto", diz.
As solas dos calçados, aliás, estão entre os destaques da fábrica. Uma das empresas participantes levou um tipo de solado que, promete, revoluciona a "pisada", com três "durezas" de borracha. Zambelli destaca ainda inovações como um sistema de colagem ecológico, feito à base de água.
Sapatos masculinos
Montada nos últimos 14 anos na Couromoda, a fábrica modelo
![]() |
Alta tecnologia |
Só na montagem da estrutura para a feira, foram investidos R$ 600 mil. Parte desse dinheiro veio da Prefeitura de Franca, hoje o maior pólo de calçados masculinos do país. "Investimos R$ 150 mil nesse projeto", diz o prefeito da cidade, Sidnei Rocha. "O calçado é a base da economia de Franca, temos grande interesse em mostrar a qualidade do produto da cidade".
Investimento
![]() |
Grande evento |
A produção da fábrica, segundo Zambelli, deverá ser doada para entidades assistenciais