Casa Ecoeficiente é destaque na área de Energias Renováveis no Nordeste

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 20 de julho de 2007

O laboratório de Energias Renováveis do SENAI/PB - Casa Ecoeficiente tem se destacado na Região Nordeste pelas suas ações de disseminação das tecnologias de Energia Solar, Eólica, reuso de águas e utilização de materiais alternativos na construção civil.

A casa, cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido em parceria com o CEFET/PB, possui dependências usuais de uma residência de padrão médio, constituindo-se em um ambiente tecnológico e didático para visitação, cursos, pesquisas e inovações na área de energias renováveis.

Desde a sua inauguração no dia 28 de abril de 2006, até hoje, a Casa foi visitada por um público superior a 3000 pessoas, entre empresários, pesquisadores e alunos de Universidades públicas e privadas da Paraíba (UFCG, UFPB, UEPB, FACISA), alunos das escolas técnicas e escolas do ensino fundamental e médio, da rede pública e privada. Em parceria com empresas e ONGS, a Casa Ecoeficiente tem desenvolvido diversas ações de capacitação e consultorias.

Segundo o Engenheiro Newmark Heiner da Cunha Carvalho, coordenador técnico do projeto, estão sendo negociadas parcerias com a ONG Centro Vida Nordeste(www.cvida.org.b)r e a empresa JBR Engenharia (
www.jbr.eng.br), com sede em Recife, para o desenvolvimento de projeto de instalação de energia solar e utilização de materiais alternativos na construção da sede destas duas entidades.

A JBR Engenharia Ltda. é uma empresa especializada na elaboração de projetos multidisciplinares de engenharia e de arquitetura e gerenciamento e supervisão de obras. A empresa foi a primeira no Brasil, na área de Engenharia Consultiva, a obter o certificado do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social.

De acordo com o Diretor Presidente da JBR, Eng. Pedro Pereira Cavalcante Filho, desde o ano passado a empresa vem desenvolvendo o projeto da nova sede, na cidade de Recife, com muita dedicação e cautela, pois esta nova sede deve transparecer a filosofia da empresa, no que diz respeito às relações interpessoais, ações de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável da empresa.

"Quando eu tomei conhecimento do projeto Casa Ecoeficiente, no SENAI, em Campina Grande, fiz questão de conhecê-lo pessoalmente e fiquei muito feliz em ver que a idéia de utilizar energias renováveis e fazer o reuso de água na nossa nova sede já era uma realidade na Casa do SENAI. Tratei então de agendar rapidamente com o Eng. do SENAI uma reunião na semana seguinte e já estamos negociando uma parceria para incorporar estas novas tecnologias na sede da nossa empresa", afirmou Pedro Pereira.

Com a ONG Centro Vida Nordestea história é semelhante. Ela aprovou, junto ao Ministério da Justiça, um projeto de recuperação da micro-bacia hidrográfica do rio Sucuru, que engloba os municípios de Sumé, Prata e Ouro Velho e está prevista a construção da sede da ONG, em plena caatinga paraibana, dentro da filosofia de construção sustentável, utilizando energia solar e materiais alternativos.

"Foi grande a minha surpresa quanto visitei a Casa Ecoeficiente e percebi que o SENAI já está desenvolvendo ações relevantes nesta área. A utilização de tijolo solo cimento, as paredes de painéis térmicos utilizando material reciclado e a tecnologia de energia solar se aplicam perfeitamente bem à realidade do nosso Nordeste brasileiro", afirmou o Presidente de Honrada da ONG, João Pedro Salvador de Lima.

AÇÕES PARALELAS - Paralelamente a estas ações que estão sendo desenvolvidas na Casa Ecoeficiente do SENAI/PB, um intenso calendário de visitações vem acontecendo. São Visitas programadas, onde o público assiste a uma apresentação do projeto no "auditório da Casa" e logo em seguida parte para um "Tour" em todos os ambientes, onde podem ver e entender as tecnologias de Energia Solar, Eólica, Reuso de Água e Tecnologias Alternativas da Construção Civil.

De acordo com Josué Casimiro, Gestor do Centro de Tecnologia Industrial da Paraíba - CITI, onde está construída a Casa Ecoeficiente, as ações já extrapolam a região nordeste, a exemplo da Escola Pestalozzi, da Fundação Giovani Elber, na cidade de Londrina-PR, onde estamos negociando a realização de um treinamento na área de Energia Solar Fotovoltaica.

Em Campina Grande, o Laboratório oferece cursos na área de energias renováveis. Atualmente, estão abertas as inscrições para os cursos "Instalador e Mantenedor de Sistema Solar Fotovoltaico" e "Instalador e Mantenedor de Sistema solar de Aquecimento d´água". Os interessados podem entrar em contato através do telefone () 3331 0231.

Fotos/ Crédito: Fabrício Santos (UNICOM)