CITI investe em Inovação e é considerado referência no Brasil

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 20 de junho de 2008

Apostando na inovação tecnológica, o Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI do SENAI da Paraíba irá concorrer ao Edital SENAI de Inovação 2008, apresentando seis projetos inovadores.

Para a realização dos projetos o CITI conta com as parcerias das empresas, INK Brasil – Indústria e Comércio de Máquinas, IANE – Indústria de Alimentos do Nordeste, FUJI S/A – Mármores e Granitos, TARCON – Construções Ltda, DEPET – Indústria de Produtos Reciclados e a IPELSA – Indústria de Celulose.

Quando o assunto é projeto inovador, o CITI é referência em todo Brasil.  Em 2006 o Centro desenvolveu em parceria com a Techplast – Tecnologia e Plásticos Ltda., localizada em Campina Grande, a produção do EcoTubos - Tubos para irrigação e esgoto a partir da reciclagem de garrafas PETs. O projeto foi considerado pelo Departamento Nacional do SENAI, um dos melhores projetos na área de inovação tecnológica de 2006.

Com o apoio do SENAI/CITI, a empresa conseguiu desenvolver tubos com mesmos padrões de medida e resistência do PVC, através do reaproveitamento das garrafas PETs, com uma redução considerável nos custos da produção, pois o preço da matéria-prima é mais baixo, em torno de R$ 0,80 o quilo ao invés de R$ 4,50 do PVC, além do benefício da contribuição na redução do impacto ambiental, uma vez que cerca de 250.000 unidades de garrafas PETs são retiradas do meio ambiente todo mês.

Outros dois projetos aprovados no Edital SENAI de Inovação 2007 estão sendo desenvolvidos pelo CITI. Nas empresas LABOREMUS – Indústria e Comércio de Máquinas e Equipamentos e na ROVSA – Refinaria de Óleos Vegetais S/A.

O Edital SENAI de Inovação é uma ação de alcance nacional, voltada para os Departamentos Regionais (DR) do SENAI e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqti), envolvendo suas unidades e profissionais da área tecnológica, visando expandir a cultura de inovação e difusão tecnológica para o maior número de empresas brasileiras, apoiando a criação de novo produtos, e melhorando o processo de implementação de novas técnicas de produção e gestão. Informações sobre o Edital SENAI de Inovação pelo telefone: () 2101- 5307.

Colaboração/Texto/Fotos: Tássita Araújo.