A Confederação Nacional da Indústria (CNI) participa da 5º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que começa nesta terça-feira (30), em Brasília. O encontro vai até o dia 1° de agosto e debate temas caros para o governo e para a indústria.
Um marco da edição deste ano será o lançamento do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) que busca integrar o governo e a indústria em prol da pesquisa acerca da inteligência artificial. O termo, apesar de muito difundido, ainda carece de pesquisa e tecnologias.
Além do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a cerimônia deve receber o ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo; o diretor de Tecnologia e Inovação da CNI, Jefferson Gomes; o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado e o diretor de Desenvolvimento Industrial, Rafael Lucchesi.
Veja os temas de destaque que serão tratados na conferência:
Nova Indústria Brasil – Um dos eixos da solenidade é o Nova Indústria Brasil, nele serão debatidos os rebatimentos regionais e as missões para ciência, tecnologia e inovação. A política industrial é composta por ações que envolvem os setores público e privado para promover o desenvolvimento produtivo de forma estratégica.
Descarbonização – Indispensável, a descarbonização aparece em diversos painéis, debatendo transição energética, mudanças climáticas, desastres climáticos, biodiversidade e bioeconomia, entre outros temas.
Educação – A educação também será ponto focal de diversas discussões da conferência. Estarão entre os assuntos, universidades, ciência para a educação, institutos de pesquisas públicos e privados, evolução da pós-graduação no Brasil, entre outros temas.
Saúde – Não é novidade que a ciência, tecnologia e inovação são grandes aliadas à saúde e qualidade de vida. Por isso, os debatedores falarão sobre tecnologias assistivas, insumos biológicos avançados, radiofármacos, complexo industrial da saúde, entre outros.
Financiamento – Além de grande impulsionadora do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, a iniciativa privada também é responsável por unir expertises em torno do avanço tecnológico do país. Pensando nisso, estará em discussão: financiamento e crescimento de startups; O futuro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a mudança de escala no financiamento do tema; economia criativa; Perspectivas dos fundos estaduais e fundos privados para CT&I, entre outros.
Confira a programação completa:
Sobre a Conferência Nacional de CTI
Realizado desde 1985, o evento foi criado pelo governo federal para discutir com a sociedade políticas públicas sobre sustentabilidade, financiamento científico e inovação.
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação pretende viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do denominado setor governo.
Estes são entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.