Compartilhar

CNI e IEL Capacitam Lideranças Empresariais Sindicais

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 01 de abril de 2009

Defesa de Interesse da Indústria. Com este tema o Sistema Indústria da Paraíba, através do IEL e apo

Defesa de Interesse da Indústria. Com este tema o Sistema Indústria da Paraíba, através do IEL e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu o curso Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais. A facilitadora e consultora da CNI, Heroilda Silva, esteve em Campina Grande, entre os dias 31/3 e 1º de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), para ministrar o curso. 

A consultora da CNI, Heronilda, explicou em linhas gerais o real significado do tema abordado no curso “Defender interesses é, necessariamente, uma função inerente a política sindical, uma vez que os sindicatos opinam em favor de uma determinada categoria. Contudo, sabe-e que defender interesses implica diretamente a fazer política quer seja nas esferas municipal, estadual ou federal”, explica. 

A capacitação integrante do Programa de Desenvolvimento Associativo, criado pela CNI para ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos, é dirigida a líderes sindicais em todo o país. Na Paraíba, o curso reuniu vários líderes de sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado, a exemplo de líderes do setor têxtil, do setor de bebidas, do setor de produção softwere, entre outros. 

Em âmbito do planejamento estratégico, a capacitação também visou o apoio à realização do planejamento estratégico dos sindicatos que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Ao todo são oito cursos de curta duração, com temáticas específicas, que devem ser ministrados aos líderes sindicais até o fim do Programa de Desenvolvimento Associativo. 

A diretriz da modernização sindical é voltada a conscientização dos sindicatos quanto ao seu papel e criar condições para elevar a efetividade de sua atuação. Essa diretriz abrange três linhas de ação: capacitação, marketing associativo, planejamento e gestão e dentro e são estas linhas, que o Sistema Indústria tem buscado para fortalecer os seus sindicatos filiados.

Outras Notícias