CNI lidera comitiva de empresários que visitará países da América Central

Por Unicom - CNI SESI SENAI IEL - Publicado 03 de agosto de 2007

Brasília - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lidera a comitiva de 60 empresários brasileiros que acompanharão a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao México, Honduras, Nicarágua, Jamaica e Panamá. A visita aos cinco países, que começará neste domingo, 5 de agosto, na Cidade do México, e terminará na sexta-feira, 10 de agosto, na Cidade do Panamá, estreitará as relações políticas e comerciais do Brasil com a América Central.

Na Cidade do México, a CNI e o Conselho Mexicano de Comércio Exterior, Investimento e Tecnologia (Comce) realizarão, na segunda-feira, 6 de agosto,  a 7ª Reunião Plenária do Comitê Empresarial Brasil-México. No encontro, empresários e representantes de governo discutirão as relações econômicas entre os dois países e avaliarão as possibilidades de cooperação bilateral nas áreas de agropecuária, biocombustíveis e no setor financeiro.

“O contínuo aperfeiçoamento do ambiente de negócios nos dois países é necessário para acelerarmos nosso passo em direção à integração das duas maiores economias da América Latina”, afirma o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto. Coordenador da missão empresarial, Monteiro Neto apresentará aos mexicanos os desafios e as oportunidades que o Brasil oferece aos investidores e as possibilidades de ampliação do comércio entre os dois países.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 840 bilhões, o México é a 12ª economia do mundo. No ano passado, as exportações brasileiras para o mercado mexicano somaram US$ 4,44 bilhões e as importações  alcançaram US$ 1,31 bilhão. Com isso, o Brasil acumulou um superávit de US$ 3,13 bilhões na balança comercial com o México.

A corrente de comércio entre os dois países aumentou de US$ 2 bilhões em 1997 para US$ 5,7 bilhões em 2006. Apesar do fluxo comercial ter praticamente triplicado em nove anos, os empresários consideram que a ampliação dos acordos comerciais vigentes podem  incrementar as trocas bilaterais.

Durante o encontro, também será instalado um grupo estratégico de estudos, formado por empresários mexicanos e brasileiros que avaliará e indicará as possibilidades de ampliação dos acordos comerciais entre os dois países. Além disso, a CNI e a Comce devem ratificar um acordo de cooperação empresarial na área de inovação e desenvolvimento tecnológico.

FORMAÇÃO DE TRABALHADORES - A ampliação do comércio, a troca de experiências e a cooperação também estão na agenda dos empresários brasileiros nos demais países que serão visitados pela missão. Na Cidade do Panamá, no dia 10 de agosto, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), José Manuel de Aguiar Martins, e representantes do Instituto Nacional de Formação Profissional para o Desenvolvimento Humano (Inadeh) assinarão um acordo de cooperação para formação dos trabalhadores que atuarão nas obras de ampliação do Canal do Panamá. O objetivo do convênio é qualificar profissionais panamenhos, de forma que eles contribuam com a modernização da estrutura e da tecnologia do Canal.

Primeiramente, os profissionais panamenhos visitarão laboratórios
de tecnologia do SENAI, no Brasil, onde serão capacitados em programas de curta duração. Em seguida, consultores da entidade viajarão ao Panamá para a estruturação dos programas de qualificação.

O Inadeh adquiriu do SENAI quatro unidades móveis que funcionarão como salas de aula. Segundo o gerente-executivo de Cooperação Internacional do SENAI, Ricardo Rezende, o programa é voltado para a área de construção civil. “A previsão é de que sejam qualificados 5 mil funcionários em um período de oito anos”, diz Rezende.

Núcleo de Assessoria de Imprensa - Gerência de Jornalismo
Unicom - Unidade de Comunicação Social
Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)
Tel: () 3317-9825, 3317-9806, 3317-9562 e 3317-9578