A indústria de alimentos é um dos pilares da economia brasileira, com uma relevância cada vez maior para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento econômico. Um balanço realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos - ABIA, revela que, em 2023, o número de trabalhadores no setor atingiu 1,97 milhão, representando um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior.
Esse cenário exige uma formação sólida de profissionais qualificados e capazes de acompanhar as exigências, a qualidade e as inovações do mercado alimentício. Nesse sentido, o SENAI se destaca na oferta de cursos voltados para a área de alimentos, preparando profissionais capacitados para atender às demandas de um setor em constante crescimento.
Na Paraíba, um dos destaques de crescimento da área alimentícia é a de panificação. De acordo com o Sebrae, o estado possui mais de 4.764 empresas formais do setor, evidenciando o crescimento do setor e a necessidade de profissionais cada vez mais preparados para atuar nele.
O SENAI da Paraíba oferece diversas opções de formação, com cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e aprendizagem industrial visando a inserção rápida e qualificada dos alunos no mercado de trabalho. Até o momento, jovens de mais de 55 municípios do estado da Paraíba já foram alcançados pelo SENAI, na educação profissional para a área de alimentos.
Alguns dos cursos de destaque na área de formação alimentícia, são as qualificações profissionais de padeiro e confeiteiro, além dos aperfeiçoamentos com cursos de pão francês e correlatos. O SENAI ainda oferece programas específicos de empreendedorismo, como um curso de confeitaria voltado a uma comunidade quilombola no município de Ingá.
“Temos atuado no apoio à indústria de alimentos no nosso estado através de ações de qualificação profissional, preparando mão de obra por meio da formação de jovens aprendizes, aperfeiçoamento profissional e qualificação. Especificamente para a indústria de panificação, contamos com panificadoras-escola bem estruturadas para atendimento nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Sousa. Também dispomos de uma unidade móvel e três laboratórios didáticos móveis, o que nos permite atuar em todo o estado”, destaca Gustavo Barbosa, gerente do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial.
Além de oferecer qualificação para a comunidade, o SENAI da Paraíba também mantém parcerias com empresas e indústrias do setor. A exemplo, a parceria com a empresa Nutralle Kitapan, resultou na doação de insumos, como farinha de trigo sem fermento, farinhas para pães, margarina e melhoradores de massas que foram utilizados durante o Mundo SENAI e foram destinados aos cursos da área de alimentos.
Material produzido a partir dos insumos doados pela Nutralle
Texto/Colaboração | Laura Almeida