Paraíba

Com ajuda do SENAI costureiras recomeçam a vida profissional e criam cooperativa de fabricação de roupas e acessórios

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 16 de agosto de 2023

Iniciativa conta ainda com a parceria do Instituto Alpargatas e o apoio da prefeitura municipal de Mogeiro

Bem cedo Lucimary Ferreira começou a observar a mãe e uma tia, durante os trabalhos manuais de costura, e entre o alinhavar e o coser de uma peça, a curiosidade da adolescente foi aumentando, em pouco tempo a costura passou a ser uma espécie de paixão, que acabou se tornando a profissão dela.

Aos 18 anos surgiu o primeiro contrato, foi na Alpargatas indústria de calçados que ela teve a primeira oportunidade como costureira profissional, foi onde teve o primeiro registro na carteira de trabalho.

Após 20 anos trabalhando na unidade da empresa, na cidade de Mogeiro, onde mora, Lucimary e mais 400 pessoas ficaram desempregadas no mês de abril desse ano, depois que a empresa fechou a planta fabril que funcionava no município.

E através de uma ação conjunta do SENAI, Instituto Alpargatas e prefeitura de Mogeiro, a costureira, que ficou sem rumo, após o fechamento da empresa, voltou a sonhar, e mais que isso encontrou oportunidade onde nunca imaginaria ser possível.

Ela se matriculou no curso de Costureiro Industrial do Vestuário (Malha), realizado pelo SENAI da Paraíba, através do Centro de Ações Móveis. Com carga horária de 160h, o curso iniciou no mês de abril desse ano, as aulas foram ministradas pela instrutora Lailane Melo e 32 profissionais foram formados para o mercado.

Antes mesmo de terminar o curso, Lucimary e mais 10 amigas da turma amadureceram uma ideia, que surgiu ainda durante as aulas, elas fundaram a Cooperativa Mogeiro, e passaram a fabricar roupas e bolsas para lojas e também para secretarias do município.

“O curso do SENAI foi muito importante para mim, porque após o fechamento da unidade da Alpargatas em Mogeiro eu fiquei sem rumo, e depois do curso do SENAI descobri outras possibilidades e oportunidades, e novas perspectivas de vida” relata Lucimary.

A instrutora do curso, falou sobre as contribuições dada para que as alunas fundassem a Cooperativa.
“A experiência foi única, porque realizamos um trabalho de orientação para mostrar a elas que após a perda do emprego, a vida continuava, e que poderia ser até melhor, já que tinham capacidade de criar oportunidades. E nós incentivamos todas, demos orientações mostrando que o mercado estava aberto, realizamos visitas em outras cooperativas como a da cidade de Ingá, para que elas conhecessem uma realidade semelhante a delas, de maneira que elas conseguiram criar a Cooperativa Mogeiro com sucesso”, explicou a instrutora Lailane.

De acordo com ela, além de novos conhecimentos na área da costura, a capacitação estimulou ela e as amigas a empreenderem.

“O curso abriu a nossa mente para empreendermos, ou seja, somos donas do nosso negócio, e essa visão tivemos a partir do incentivo da instrutora do curso, Lailane que mostrou que existem possibilidades para o profissional se estabelecer no mercado, sem necessariamente ele trabalhar numa empresa”, afirmou.

Para a produção das peças a cooperativa recebe apoio da prefeitura que paga o aluguel do prédio onde a Cooperativa funciona, além disso, o Instituto Alpargatas faz doações de materiais para a confecção dos produtos, e o SENAI oferece uma espécie de consultoria para as costureiras, repassando orientações que possam aprimorar ainda mais o negócio.

Informações adicionais sobre os cursos oferecidos pelo SENAI CAM, podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-0203.