Compartilhar

CNI

Com IA generativa do Google Cloud, SENAI terá plataforma para estudantes encontrarem emprego

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 11 de junho de 2024

Como parte de um convênio de 5 anos, a Central de Carreiras e Empregabilidade vai mapear os pontos fortes e fracos do currículo para oferecer formação personalizada e conectar o aluno a vagas de trabalho


Outros projetos serão desenvolvidos, como uma plataforma de aprendizagem para a indústria e um sistema de predição de evasão

Durante o evento Google for Brasil, realizado nesta terça-feira (11) em São Paulo, o Google Cloud anunciou que está desenvolvendo, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Central de Carreiras e Empregabilidade, uma plataforma cujo objetivo é melhorar a taxa de empregabilidade de jovens no Brasil e a qualidade técnica dos trabalhadores da indústria. A plataforma usa a IA generativa do Google Cloud para mapear os pontos fortes e fracos do currículo de cada estudante, conectando a possíveis vagas de trabalho que atendam às suas habilidades e aspirações de carreira.

A plataforma será aberta a todos os brasileiros ou estrangeiros com mais de 14 anos que residam no país. O projeto – que é parte de um convênio de cinco anos entre o SENAI, o SESI e o Google Cloud – tem o objetivo de suprir as necessidades da indústria em suas aproximadamente 1,2 mil ocupações, definidas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). No caso de menores de idade, poderão participar apenas jovens dos programas de Aprendizagem, também conhecido como Jovem Aprendiz. 


“A Central de Carreiras e Empregabilidade vai possibilitar aos estudantes de todo o país identificarem gaps de competências para a carreira que desejam seguir e para as quais há oportunidades de trabalho. O objetivo é preparar o jovem para o mercado de trabalho e oferecer à indústria profissionais mais qualificados. É um projeto precursor, que utiliza inteligência artificial para gerar um impacto positivo na economia e na sociedade”, defende o diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal.


Funcionamento da plataforma

Na plataforma, os usuários poderão fazer upload do currículo, colocar informações de seu perfil de fontes externas como o LinkedIn, ou, até mesmo, enviar um áudio com a descrição falada de suas experiências ao longo da vida. Em seguida, a IA generativa do Google Cloud realizará uma avaliação para entender a capacidade atual desse candidato quanto à leitura, interpretação de texto, lógica, entre outras habilidades específicas da indústria, o que criará uma nota e um conjunto de competências que possibilitará uma recomendação inicial de próximo passo quanto à formação do estudante voltada para as vagas do mercado de trabalho.  

Dessa forma, a Central de Carreiras e Empregabilidade avaliará não apenas os gaps identificados, como também o que precisa ser feito por um determinado candidato para que este se torne mais aderente às suas aspirações profissionais. Assim, a IA generativa fará indicação de cursos e conteúdos on-line do próprio SENAI no intuito de melhorar o currículo do estudante e prepará-lo de acordo com a carreira que deseja seguir. Os cursos serão indicados em função da avaliação de cada pessoa e poderão ser personalizados para serem realizados por meio de estratégias híbridas de ensino, considerando tanto ambientes digitais como as instalações físicas do SENAI. 

O projeto também será útil aos gestores da instituição, que conseguirão identificar quantos candidatos aplicaram para vagas de emprego em um determinado período, quantos cursos foram realizados pelos candidatos após recomendação, além de oferecer um recorte detalhado com informações divididas por candidato, empregador, cidade, região e estados, bem como as informações de gaps de competências ou mesmo de descritivos de ocupações industriais no mercado poderão ser utilizadas para que o SENAI melhore os currículos dos cursos oferecidos.


"Quando caminham juntas, a tecnologia e a educação podem ser determinantes no desenvolvimento do país, aproximando o aluno de uma nova realidade de ensino e gerando oportunidades de emprego para mais pessoas", afirma Milton Burgese, diretor de Vendas do Google Cloud para o Setor Público na América Latina.


"Através da nuvem, a IA generativa pode ser usada para customizar a jornada profissional de jovens estudantes em todo o país e, com isso, contribuímos com a formação da mão de obra do futuro para o Brasil.", conclui.

Sobre o SENAI 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano. Em 82 anos de história, formou mais de 80 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo. 

Sobre o SESI 

Com 80 anos de história, o SESI conta com mais de 400 escolas e 200 mil alunos de ensino infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2018, a rede foi pioneira na implementação do novo ensino médio, em parceria com o SENAI. Desde então, já passaram pelo modelo mais de 50 mil alunos. Em 2022, foram 28.517 mil matrículas do 1º ao 3º do ano do novo ensino médio. 

Sobre o Google Cloud 

O Google Cloud acelera a capacidade de todas as organizações de transformar seus negócios digitalmente. Oferecemos soluções de nível empresarial que utilizam a tecnologia de ponta do Google, tudo na nuvem mais limpa do setor. Clientes em mais de 200 países e territórios usam o Google Cloud como seu parceiro de confiança para permitir o crescimento e resolver seus problemas de negócios mais críticos. 

Outras Notícias