Paraíba

Comércio Exterior da Paraíba: empresa de sucos e polpas de frutas é case de sucesso no estado

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 09 de fevereiro de 2022

A Intrafrut, sediada em João Pessoa e especializada na produção de sucos de frutas, é um dos exemplos de empresas que passaram a focar no mercado internacional.

Linha de produção da Intrafrut. (Foto: Divulgação/Intrafrut)

Na última semana, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, através do Centro Internacional de Negócios da Paraíba - CIN-PB, apresentou o Panorama de Comércio Exterior do estado no ano de 2021. Durante a apresentação, estiveram representantes de diversas instituições e empresas interessadas em discutir e se informar sobre os números referentes ao comércio exterior do estado da Paraíba.

As empresas paraibanas estão cada vez mais presentes no mercado exterior, apresentando bons resultados no cenário internacional. Um exemplo disso é a Intrafrut, sediada em João Pessoa, e considerada um case de destaque nesse cenário.  A empresa é especializada na industrialização de frutas e na produção de sucos concentrados e integrais congelados, além de polpas de frutas. Os principais produtos da empresa são os sucos de abacaxi concentrados, dos quais possui uma produção anual, em volume, de 6 mil megatoneladas, e os sucos de abacaxi integrais, que possuem uma produção anual de 1.500 megatoneladas.

Segundo Cláudio Carvalho Filho, representante da empresa, a demanda atualmente está muito alta por conta da queda de safra ocorrida nos principais produtores mundiais de abacaxi, como a Tailândia e Costa Rica. A Intrafrut atende a mercados internacionais de quase todos os continentes, tendo a Europa como principal consumidor, com 60% das importações de sucos da empresa.

Parque fabril da Intrafrut. (Foto: Divulgação/Intrafrut)

“A nossa demanda produtiva seria muito grande e não seria absorvida pelo mercado interno, então o grupo pensou e decidiu começar a exportar antes mesmo de iniciar o trabalho interno. O mercado internacional absorveria 100% da produção, mas não podemos deixar o mercado interno desabastecido. O que fizemos para começar o nosso trabalho de exportação foi contratar uma consultoria, qualificar nossos colaboradores, adequar todo o nosso parque fabril e toda a parte documental de legislação internacional e buscar as certificações internacionais que são necessárias, principalmente para o setor de alimentos”, explicou Cláudio.

Assim como na maioria dos setores industriais, a pandemia trouxe algumas dificuldades na produção da empresa. Para Cláudio, os principais obstáculos da Intrafrut foi a alta no custo dos insumos de produção, como as embalagens para armazenamento do produto, e o aumento no preço dos fretes, tanto nacionais como internacionais. Mas, mesmo com essas adversidades, segundo o representante da empresa, eles seguem na busca por “continuar produzindo sucos concentrados e integrais com excelência em qualidade e sendo competitivo no mercado nacional e internacional”, afirmou.

O Panorama do Comércio Exterior da Paraíba de 2021

O documento foi lançado no último dia 2 de fevereiro pela FIEP, através do Centro Internacional de Negócios da Paraíba, em reunião com representantes de instituições e empresas interessadas no assunto.

O documento traz informações referentes a balança comercial, exportações e importações dos municípios paraibanos, referentes ao ano de 2021, detalhando os principais setores e os países que mais compraram e venderam produtos ao estado, e ainda as cidades que apresentaram um maior volume de transações externas.

Segundo o Panorama do Comércio Exterior, em 2021 houve um aumento de 17% nas exportações do estado, quando comparado com todo o ano de 2020. Os números mostram que a Paraíba exportou, no ano passado, US $146.643.613 (milhões de dólares americanos). No ano anterior o número alcançou pouco mais de U$ 125 milhões de dólares.

No comparativo 2020-2021 os produtos mais exportados pelo estado foram Calçados de Borracha ou Plástico, que obteve um lucro de U$ 48,6 milhões de dólares em exportações, Outro Álcool Etílico Não Desnaturado, que exportou cerca de U$ 17,8 milhões, e Sucos de Abacaxi, setor no qual a empresa Intrafrut também atua, que exportou U$ 11,4 milhões de dólares, tendo um crescimento de 62,5% em relação a 2020.

No estado diversos municípios têm grande importância econômica no que diz respeito às exportações, sendo destaques as cidades de Cabedelo, Campina Grande e Santa Rita, que juntas exportaram mais de U$ 130 milhões de dólares em 2021. Os produtos exportados pelas indústrias paraibanas têm como principais destinos os Estados Unidos, a Holanda e a França.

O Panorama do Comércio Exterior da Paraíba é lançado pelo Centro Internacional de Negócios do estado com o objetivo de mostrar as mudanças ocorridas no comércio exterior paraibano a partir do ano de 2021, em comparação com o ano anterior, para evidenciar os efeitos sobre a balança comercial do estado.

O CIN-PB faz parte de uma rede nacional de apoio à indústria, promovendo a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços e ações de estímulo aos empresários, com o objetivo de assegurar sua atuação competitiva e sustentável no mercado internacional.

Texto/Colaboração: Igor Batista