A presença de uma empresa no mercado internacional é um passo importante no contexto dos negócios, porque representa a exploração de novas oportunidades, a diversificação dos clientes e o fortalecimento da marca. Para começar o processo de internacionalização, uma empresa precisa enfrentar algumas barreiras burocráticas que variam de acordo com o país com quem quer estreitar as relações comerciais, com o produto que quer exportar e com as normas vigentes.
Por isso, é importante que a empresa faça uma pesquisa de mercado, conheça as normas e os procedimentos do país de destino, adapte o seu produto às exigências e às preferências dos consumidores, e busque apoio de entidades especializadas em comércio exterior. Na Paraíba, o Centro Internacional de Negócios - CIN/PB, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, colabora com a inserção dos empreendimentos paraibanos no mercado internacional a partir de ações que estimulam a exportação, a importação e a atração de investimentos, como capacitações empresariais e consultorias de inteligência comercial, para que a empresa interessada possa se posicionar no mercado de forma eficiente e direcionada.
Uma das empresas atendidas pelo CIN/PB é a Savoia Comércio Internacional, exportadora especializada em produtos de coco, como o óleo de coco, que passou a vender suas mercadorias para outros países, no último mês de novembro, utilizando certificados de origem emitidos pela FIEPB, expandindo seus negócios e abrindo caminhos no comércio exterior.
Segundo o diretor da Savoia, Higor Ernesto, a empresa buscou o Centro Internacional de Negócios da Paraíba, no final de 2022, para conseguir enfrentar essas barreiras burocráticas no que se refere à documentação. “Eu procurei o CIN inicialmente para me ajudar no processo de prospecção de clientes importadores e também na parte burocrática com a emissão do Certificado de Origem, que é um documento extremamente importante, que comprova que a mercadoria saiu realmente do Brasil e serve também para questões de acordos comerciais, como o Mercosul”, explicou o empresário.
Esse documento comprova a origem dos produtos exportados, garantindo benefícios tarifários nos países com os quais o Brasil possui acordos comerciais. O CIN presta assistência às empresas que enfrentam problemas de acesso a mercados estrangeiros, auxiliando-as na identificação, análise e solução dessas barreiras burocráticas.
Além disso, o CIN realiza anualmente capacitações empresariais sobre diversos temas relacionados ao processo de internacionalização, fornecendo aos empresários conhecimentos necessários sobre normas e regulamentos para que possam adequar seus produtos e processos às exigências internacionais. “Enfrentei esses obstáculos com persistência, enxergando os benefícios a longo prazo. Foram entre dez e onze meses de preparação, negociações, resolução de documentos e burocracias, até conseguir exportar de fato. Se a gente não tiver essa noção de longo prazo, acaba achando que não vai dar certo”, relatou o diretor da Savoia, completando que “o essencial para lidar com essas questões burocráticas é buscar conhecimento através de cursos sobre os processos referentes à exportação”.
“O Brasil representa apenas 2,9% do PIB mundial. Quando você dá as costas para o mundo, você dá as costas para 97% de oportunidades. Com base nisso, a minha expectativa é de crescer conseguindo mais parceiros fornecedores e mostrando a outros empresários essa infinidade de oportunidades, e que a exportação é difícil sim, mas não é impossível”, completou Higor Ernesto.
A internacionalização é um passo estratégico para o crescimento das empresas, especialmente em um mundo cada vez mais interconectado. A gerente do CIN/PB, Raquel Leite, explica que o Centro Internacional de Negócios da Paraíba tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário, colaborando com as empresas locais para facilitar o entendimento dos processos relacionados às exportações e importações, incentivando a geração de oportunidades para os empresários paraibanos no mercado global.
“De modo geral, estamos comprometidos em ser um parceiro estratégico para que as empresas da Paraíba alcancem sucesso além das fronteiras. Esperamos continuar desempenhando um papel significativo nesse processo, contribuindo para o crescimento dos empreendimentos paraibanos no cenário global”, ratificou a gerente do CIN da Paraíba, Raquel Leite.
O Centro Internacional de Negócios da Paraíba atua há 24 anos no estado, oferecendo seus serviços de promoção de negócios e emissão de certificados de origem para empresas interessadas em começar seus processos de exportação, e faz parte de uma rede nacional de centros internacionais que atuam em vertentes que apoiam a internacionalização das empresas através de serviços e ações, e que defendem os interesses da indústria no comércio exterior.
Texto/Colaboração | Igor Batista