Compartilhar

CNI

Como o SENAI Play transforma as demandas da indústria em cursos que fazem a diferença

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 27 de junho de 2025

O Geração SESI SENAI conversou com profissionais da Unidade Digital do SESI/SENAI-Goiás (GO), que atuam diretamente no desenvolvimento dos cursos da plataforma


O que faz um curso ser realmente relevante para quem quer se destacar no mercado de trabalho? Para o SENAI, a resposta está em ouvir a indústria, analisar as tendências do setor e desenvolver conteúdos que unam teoria e prática de forma leve, atual e envolvente. Esse é o propósito do SENAI Play, a plataforma de educação digital que tem ganhado cada vez mais protagonismo como ferramenta estratégica na formação profissional. Mas afinal, como nascem esses cursos? Quem está por trás desse processo?

Para entender essa engrenagem, o Geração SESI SENAI conversou com profissionais da Unidade Digital do SESI/SENAI-Goiás (GO), que atuam diretamente no desenvolvimento dos cursos da plataforma. Eles revelam que nada ali é por acaso, da escolha dos temas até a gravação final, tudo passa por uma curadoria rigorosa e uma rede de colaboração entre especialistas e empresas.

Segundo Paulo de Sá Filho, diretor da Unidade Digital do SESI/SENAI-GO, os cursos surgem a partir de uma análise criteriosa das necessidades do mercado e da vivência dos próprios alunos:

"A criação de cursos no SENAI Play parte de um olhar atento, tanto para os nossos estudantes quanto para o mercado. Buscamos identificar as competências exigidas pelo mundo do trabalho e, a partir dessa escuta ativa e da análise de tendências, definimos os temas mais relevantes para compor nosso portfólio de cursos", explica. 

Essa escuta se dá por meio de visitas técnicas, eventos setoriais e parcerias com empresas, onde são mapeadas lacunas de qualificação profissional. Assim, o SENAI transforma demandas em oportunidades de aprendizagem. "Compreendemos as demandas do setor por meio de um diálogo constante, o que permite transformar esses insights em cursos práticos, aplicáveis e atuais", completa Paulo.

Reunião da equipe do SENAI Play no SENAI Goiás | Crédito: Arquivo SENAI/GO

Um trabalho que envolve especialistas em aprendizagem e inovação

Uma vez identificado o tema, é hora de montar a equipe de desenvolvimento. É aí que entra o trabalho de Joana Darc Vaccari, gestora do projeto SENAI Play no DR/GO. "Selecionamos especialistas com experiência prática na indústria, garantindo que o conteúdo seja conectado com a realidade do setor. A proposta do curso combina teoria essencial com exemplos reais, sempre com foco nas competências que o estudante precisa desenvolver”, diz.  

Esse alinhamento entre conteúdo técnico e aplicabilidade é reforçado por um processo de curadoria que envolve empresas parceiras e profissionais do setor. “Temos uma equipe multidisciplinar que colabora com o setor produtivo na construção dos cursos, desde sugestões de conteúdo até validações estratégicas. Com o SENAI Play Business, por exemplo, cocriamos trilhas formativas personalizadas junto às empresas, a partir dos seus próprios desafios e metas”, explica Paulo.  

Do planejamento ao produto final, os cursos passam por diversas etapas. Camila Matias, da equipe de desenvolvimento dos cursos, detalha os desafios de transformar conteúdo técnico em algo atrativo para o público jovem e conectado. "Nosso desafio é criar cursos leves, criativos e, ao mesmo tempo, profundos. Mesmo em um ambiente digital e assíncrono, buscamos promover uma experiência que engaje o aluno e seja aplicável ao seu dia a dia", comenta.  

Para isso, o conteúdo é cuidadosamente roteirizado, com atenção à linguagem, ao tempo de duração dos módulos e às estratégias de engajamento, como storytelling e gamificação. Os vídeos são gravados com apoio técnico especializado, incluindo designers, editores e roteiristas. Além disso, os cursos são adaptados em diferentes formatos: microlearning, trilhas formativas e conteúdos aprofundados atendendo a perfis variados de alunos e profissionais.

O SENAI Play contribui para a formação dos estudantes  

Após o lançamento, o trabalho não termina. A plataforma permite que os usuários avaliem os cursos e deixem sugestões. Esses dados são analisados pelas equipes regionais para orientar melhorias constantes. “Nosso processo de avaliação é contínuo. O aluno pode dar feedback direto pela plataforma, e essas devolutivas são essenciais para aprimorarmos a experiência de aprendizagem”, destaca Joana. 

Processo de desenvolvimento dos cursos do SENAI Play no SENAI Goiás | Crédito: Arquivo SENAI/GO

O SENAI Play também tem se mostrado uma ferramenta poderosa dentro dos próprios cursos técnicos. “Funciona como um reforço dinâmico e estratégico. Os tutores usam os conteúdos como complemento às aulas, conectando o conteúdo técnico à prática profissional e tornando a jornada mais interativa”, afirma Camila.

Novos formatos de conteúdo estão a caminho

A equipe da Unidade Digital do SESI/SENAI-GO também planeja aprofundar a divulgação dos bastidores da criação desses cursos em novos formatos, como mesas-redondas, podcasts e entrevistas com especialistas. A ideia é compartilhar experiências, discutir boas práticas e ampliar o diálogo com estudantes, educadores e profissionais da indústria. "O SENAI Play é mais do que uma plataforma, é uma ponte entre a formação profissional e o futuro do trabalho. E queremos mostrar como essa ponte é construída", conclui Paulo.  

Sobre o SENAI Play

A plataforma gratuita reúne cursos online, trilhas formativas e conteúdos digitais voltados à qualificação profissional, com foco nas demandas da indústria brasileira. A plataforma vem se consolidando como um ambiente de aprendizagem acessível, inovador e conectado com o mundo do trabalho. Acesse!

Conheça o Geração SESI SENAI!

Uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) criada para aproximar alunos, professores e toda a comunidade da educação, promovendo conexões, ideias e boas práticas.  

Acompanhe nossos conteúdos no canal do WhatsApp e na Agência de Notícias da Indústria. Tem dúvidas ou quer compartilhar os projetos da sua unidade? Fale com a gente pelo nosso SAC.  

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.