Comunicação será estratégica na gestão ambiental

Por Agência CNI - Publicado 15 de junho de 2007

Entre as resoluções da agenda estrutural da 1ª Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente (CIBMA), está a divulgação e capacitação de agentes em sistemas e instrumentos de comunicação ambiental aplicada à indústria

Aprimorar o conhecimento dos processos de comunicação ambiental, visando o seu desenvolvimento e uso pela indústria, foi a proposta apresentada pelo gerente do Departamento do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Nilton Fornasari Filho, hoje, na plenária de encerramento da CIBMA, na FIESP.

Outro programa sugere o desenvolvimento e o aprimoramento de prêmios ambientais estaduais como instrumento de comunicação, no sentido de divulgar e estimular as boas práticas das indústrias nas questões sobre o meio ambiente.

Os dirigentes das indústrias se comprometeram pelo aprimoramento de sites das entidades estaduais, ampliando a troca de informações e conhecimentos, bem como a divulgação das boas práticas ambientais.

Também está previsto o estabelecimento de critérios para contratação de assistência técnica especializada e a realização de convênios com universidades para o desenvolvimento de sistemas e formas em comunicação ambiental.

Com relação ao tema econegócio, os representantes da indústria chegaram à conclusão que será preciso delimitar prioritariamente um conceito sobre a questão e em seguida realizar um mapeamento sobre o assunto. Esse diagnóstico vai revelar a importância do tema e sua aplicação como elemento de diferenciação no mercado.

Ainda sobre econegócio, foi definido o incentivo das indústrias à formação e ao desenvolvimento de recursos humanos e materiais para promover a integração dos aspectos ambientais na gestão empresarial como forma estratégica.

A agenda indica ainda a criação de incentivo fiscal, com o objetivo de promover parceria com o poder público para criação e incentivos ao econegócio.