
A Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA) - coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) -, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam neste ano o Concurso Global de Startups Lideradas por Mulheres. Um concurso para dar visibilidade a negócios chefiados por mulheres e fortalecer o empreendedorismo feminino das nações que integram o BRICS.
O concurso premiará com uma viagem e título internacional as profissionais em seis categorias: Saúde e Bem-Estar, Agricultura e Segurança Alimentar, Educação e Desenvolvimento de Competências, Energia, Infraestrutura e Mobilidade, Comércio, Serviços e Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial, até o dia 4 de maio. As empresas devem apresentar projetos que ofereçam soluções práticas e inovadoras para desafios enfrentados por suas comunidades e mercados.
Podem participar startups dos países do BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos; e dos países parceiros, Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Além disso, as startups do Quirguistão, de Moçambique, de Lesoto, da Zâmbia e de Zimbábue poderão participar se operarem nos mercados do bloco ou apresentarem planos de expansão para essas regiões.
Finalistas participarão de missão técnica com investidores
As 18 finalistas do concurso vão integrar integrar uma missão técnica no Rio de Janeiro, de 1º a 8 de julho de 2025, para conhecer hubs de inovação, apresentar projetos para investidores e líderes empresariais, além de participar de uma cerimônia de premiação no Fórum Empresarial do BRICS, com reconhecimento internacional. As despesas com a viagem serão custeadas pelo concurso.