Conferência na Bahia debate inovação tecnológica

Por Ascom da ANPEI - Publicado 23 de maio de 2007

Estimular a inovação tecnológica nas empresas brasileiras, especialmente nas do Nordeste. É com esse objetivo que a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) realiza, de 4 a 6 de junho, em Salvador (BA), a VII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica.

O evento vai revitalizar o debate sobre inovação, competitividade e inserção internacional. Estudos mostram que a inovação é um diferencial competitivo e as empresas que inovam produtos e processos têm maior produtividade, tornam-se mais competitivas no mercado interno e ganham força para exportar.

Dentre os assuntos em discussão estarão a competitividade tecnológica dos países emergentes, como fazer planejamento tecnológico, a inovação nas pequenas e médias empresas e a legislação brasileira de apoio à inovação. Empresas como Natura, Embraer, Braskem e Sabó vão mostrar como utilizam a inovação para se destacarem no mercado externo.

Fundamental para o Nordeste

Apesar de beneficiada pela instalação de unidades produtivas de indústrias de grande porte, o que tem feito aumentar sua participação no PIB industrial do país, a região Nordeste ainda tem o desafio de promover o seu desenvolvimento industrial e o crescimento econômico. Para isso, a inovação pode ser fundamental.

Na avaliação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Ildes Ferreira, "a inovação é de extrema importância para que as empresas cresçam, ganhem mercados e ampliem sua competitividade, para que assim possam gerar empregos com maior valor agregado", diz. "Os empresários do Nordeste, de uma forma geral, precisam entender que é por meio da inovação que eles podem melhorar seus produtos e serviços".

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Jorge Lins Freire, concorda. "O desenvolvimento industrial da região requer cada vez mais a ampliação da capacidade inovadora das empresas locais e da construção de sistemas estaduais de inovação articulados com a política industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo federal", diz. "O estabelecimento de políticas de incentivo à inovação de recorte regional é fundamental para a continuidade da industrialização no Nordeste, com a criação de mecanismos de financiamento e de subvenções diferenciados para nossa região."

Para o secretário Ildes Ferreira, não basta os governos se mobilizarem para fomentar a inovação. "Os empresários, principalmente os micro e pequenos, precisam estar articulados para poder participar deste movimento e levar a inovação para dentro de suas empresas", diz. "Dessa forma, ganham as empresas, que terão melhores produtos; os empregados, que terão melhor qualificação; e o Estado como um todo, que terá empresas mais fortes, gerando empregos com maior valor agregado e dinamizando a economia".

Representantes de empresas e de instituições sediadas na Região Nordeste pagam valores diferenciados para participar da VII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica. Informações sobre o evento estão disponíveis em
www.anpei.org.br/viiconferencia