CNI

Confiança do empresário industrial fica estável em outubro

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 14 de outubro de 2021

É o 15º mês consecutivo de confiança no setor. Índice sofreu variação muito pequena em relação ao mês anterior, quando passou de 58 pontos para 57,8 pontos. Esse resultado demonstra estabilidade

Em patamar positivo, confiança da indústria apresenta estabilidade em outubro

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mapeou, pelo 15º mês consecutivo, confiança do empresário no próprio negócio e na economia brasileira. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O ICEI variou de 58 pontos para 57,8 pontos entre setembro e outubro e, apesar da leve queda, o cenário é de estabilidade.

O índice varia de uma escala de 0 a 100 e, por se situar acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, indica que os empresários da indústria estão confiantes.. Foram entrevistados 1.488 empresários, sendo 607 de pequenas empresas, 543 de médias e 338 de grandes entre 1º e 7 de outubro.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que o Índice de Condições Atuais variou -0,7 ponto e ficou em 51,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas não variou, permanecendo em 60,9 pontos.

“Ambos os componentes do ICEI estão acima dos 50 pontos, o que indica que a avaliação das condições atuais é positiva na comparação com os últimos seis meses e que as expectativas para os próximos seis meses são otimistas”, explica o economista.

Faça o download da última edição na íntegra

ICEI - Outubro 2021.pdf (523,2 KB)