Compartilhar

CNI

Conheça as iniciativas das empresas de telecomunicação para enfrentar o coronavírus

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 02 de abril de 2020

Internet extra, liberação de canais e envio de mensagens

Quando o novo coronavírus chegou no Brasil, uma série de medidas foi tomada, sobretudo o isolamento social e o monitoramento da população. Com mais gente em casa e maior necessidade de dados, as empresas de telecomunicações têm um papel fundamental para atender à demanda, tanto da população quanto das autoridades. 

Organizadas em um documento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), publicado dia 20 de março, as ações incluem o envio de mensagens informativas (sms) sobre o Covid-19 para clientes e disponibilizar formas flexíveis de pagamento. As iniciativas contam com o apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).

Além disso, as operadoras Algar TelecomClaroOiTim e Vivo vão fornecer ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) um pacote de dados para monitorar mobilidade populacional, deslocamentos, pontos de aglomeração e identificar situações de concentração de pessoas e risco de contaminação pelo novo coronavírus. 

Nessa solução, mobilizada pelo sindicato, os dados estarão em nuvem pública e organizados de forma agregada, estatística e anônima, de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet. 

As empresas vão ainda desenvolver um aplicativo para auxiliar os órgãos públicos no mapeamento da evolução da epidemia do novo coronavírus. Segundo o Sinditelebrasil, a iniciativa poderá evoluir no futuro e contar com outras empresas, universidades e startups.

Para quem está em casa

Algumas operadoras também decidiram oferecer gratuitamente alguns serviços para quem está em isolamento. 

A Tim, por exemplo, está dando bônus de dados para os clientes de telefonia móvel que acessam o aplicativo Meu Tim. Para quem tem o plano pré-pago, estão sendo liberados até 100 MB adicionais por dia junto com vídeos educativos sobre a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Já a Claro aumentará gradativamente a velocidade para todos os assinantes da banda larga fixa, para melhorar a experiência dos clientes que estão em casa. A ampliação da velocidade foi concedida a todos os clientes, sem qualquer custo.

Entre as empresas de televisão, canais jornalísticos, esportivos e de entretenimento como Sport TV, Viva e os filmes do Telecine tiveram o sinal aberto. A Claro/Net, Sky, Vivo e Oi Tv são algumas das operadoras de TV por assinatura que aderiram a iniciativa.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.