Entender os movimentos globais que vão impactar os fluxos produtivos e o consumo das pessoas é importante para ajudar o setor produtivo a ficar ainda mais competitivo. Nesse contexto, a Rede de Observatórios do Sistema Indústria mapeou as principais macrotendências para a indústria brasileira até 2040. O estudo também sugeriu ações sobre como os setores poderão se organizar para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças provocadas pelos novos comportamentos.
Chegar até as 14 macrotendências com potencial de impacto em toda a indústria nacional exigiu um processo exploratório por publicações, artigos científicos, nacionais e internacionais, e consultas a ferramentas de inteligência artificial. Em uma segunda fase, os conteúdos foram estruturados em uma matriz e, na sequência, foram realizadas oficinas com especialistas para analisar os dados de forma mais minunciosa.
As tendências abrangem aspectos diversos, como mudanças nos padrões de consumo, novas tecnologias de produção, questões ambientais e transformações sociais.
“As análises feitas por este tipo de estudo permitem que organizações identifiquem oportunidades emergentes, antecipem riscos e alinhem suas estratégias a cenários de transformação, aumentando a resiliência e a capacidade de adaptação em contextos de incerteza”, explica o responsável pelo núcleo de prospectiva do Observatório Nacional da Indústria, Marcello Pio.
O gerente do Observatório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Sidarta Ruthes, explica que o intuito do levantamento é induzir posicionamentos mais ativos das indústrias frente às tendências globais. “O estudo é capaz de influenciar planejamentos estratégicos e processos de criação de novos produtos e serviços para a indústria brasileira sair na frente”, afirma.
Confira as 14 macrotendências para a indústria brasileira:
O que vai impactar o setor produtivo até 2040
Análise setorial
A matriz analítica de macrotendências (MAM), que permite analisar o cenário do setor em específico e ajuda a enxergar novas possibilidades e definir estratégias, foi criada com o objetivo de auxiliar setores e indústrias a analisar as grandes transformações globais e seus impactos nos negócios.
Para definir quais setores industriais seriam analisados foi feita uma seleção por meio de um índice, composto por diversos indicadores, tendo em vista as seguintes dimensões de análise: empresas e empregos, arrecadação tributária, produção, produtividade, pesquisa e desenvolvimento, comércio internacional. Ao todo, dez setores foram mapeados e analisados, tendo como base as 14 macrotendências e como elas poderiam afetar cada mercado e forma de produção.
A partir disso foram identificadas as tendências específicas para cada setor. Confira!