Consultorias do SENAI melhoram desempenho de empresas paraibanas

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 23 de janeiro de 2012

O SENAI da Paraíba, através do Núcleo de Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) do Centro de Educaçã
Para eliminar falhas e evitar que outras aconteçam empresas têm buscado adequar-se a processos gerenciais eficazes, buscando consultorias que auxiliem esses processos. E para atender as empresas com estas necessidades, o SENAI da Paraíba, através do Núcleo de Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) do Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, oferece serviços de Consultoria em Gestão Empresarial, Processo Produtivo, Adequação às Normas ISO 9001:2008, Modelo de Excelência da Gestão, entre outras.

O objetivo do serviço é identificar as oportunidades de melhorias nas empresas, bem como aumentar a produtividade, reduzir custos e o tempo ocioso. E ainda, fazer com que as
empresas se alinhem às tendências de mercado, garantindo maior competitividade. A execucação se dá em duas etapas – verificação do diagnóstico e, consequentemente, realização da consultoria.

Em Campina Grande, muitas empresas já se adequaram a métodos gerenciais como este, através dos Serviços Técnicos e Tecnológicos do SENAI. Outras empresas têm buscado consultoria para integrar gestão de qualidade e competitividade, a exemplo da DEPET Reciclagem Ltda, quebuscou os serviços visando estruturar o setor administrativo, processo produtivo, custos e ainda definir setores e funções.

A DEPET foi criada em 2003 e um dos principais objetivos era reduzir o impacto ambiental causado pelo uso de PET, através da reciclagem de material plástico (Polietileno Tereftálico - PET, Polipropileno). Inicialmente, foram recicladas cerca de 40 toneladas por mês.  Hoje, essa produção chega a 300 toneladas, mensalmente.

“Devido ao crescimento da empresa, começamos a ter certa dificuldade gerencial. Por isso buscamos a consultoria, como forma de tentar alinhar o processo administrativo ao produtivo”, relatou o Diretor Executivo da DEPET, Emir Candeia Gurjão Filho.

“Além da importância da consultoria no que se refere ao gerenciamento empresarial eficaz, o SENAI também dá sua contribuição ao meio ambiente quando assiste empresas que tem a iniciativa de reciclar PET”, destaca o Coordenador de Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) do SENAI Stenio Lopes, Ulisses Leite Batista.

Consultorias

Desde 2008, quando iniciou os serviços de consultoria, até o final de 2011, o SENAI Stenio Lopes atendeu cerca de 80 empresas, o que representa mais de dez mil horas de serviços realizados. Um resultado significativo, segundo o Coordenador de STT da Instituição, Ulisses Leite.

“Temos uma perspectiva muito boa para 2012. A ideia é intensificar as ações na indústria do ramo Têxtil, de Alimentos, Sucroalcooleiro, Metalmecânica, dentre outros”, afirmou.

Outras informações através do telefone () 3182 3737.

Colaboração/Texto/Fotos: Raquel Macedo