Compartilhar

CNI

Continue a nadar! SESI lança temporada 2024-2025 da robótica

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 23 de setembro de 2024


Com o tema Oceano, esse é o pontapé inicial para que estudantes de todo o Brasil, de escolas públicas, particulares e da rede SESI, se preparem para os torneios que iniciam em outubro

 O Serviço Social da Indústria (SESI) lançou, nesta segunda-feira (23), a temporada 2024-2025 da robótica. Com o tema Oceano, esse é o pontapé inicial para que estudantes de todo o Brasil, de escolas públicas, particulares e da rede SESI, se preparem para os torneios que iniciam em outubro. 

As competições são realizadas no Brasil pelo SESI, em parceria com a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) e a Fórmula 1. Ao longo da temporada, crianças e jovens são desafiados a projetar e construir robôs de pequeno, médio e grande porte, além de réplicas em miniaturas de carros de corrida. 

Wisley Pereira, superintendente de educação, ressalta a principal missão da robótica: usar a criatividade para resolver problemas reais do mundo. 


“Compreender os oceanos e seus impactos no universo, certamente, é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem”, declara. 


Para Katia Marangon, gerente do Centro SESI de Formação em Educação, o tema escolhido para a temporada é muito atual e possibilitará que os estudantes melhorem as condições dos oceanos. 


“Os estudantes terão a oportunidade de descobrir a grande importância dos oceanos na vida dos seres humanos, vão propor projetos de inovação que, certamente, ajudarão a melhorar esse cenário ambiental”, explica. 


FIRST LEGO League Challenge

O desafio SUBMERGED foi anunciado dia 6 de agosto. Não deixe de conferir o nosso material explicando todas as regras do jogo. As equipes já estão se preparando para as seletivas regionais, que acontecem de outubro a fevereiro e classificam para o nacional. 

Curiosidade da temporada: Andrea Carla Krieck, árbitra-chefe da FLLC, destaca que uma das novidades dessa temporada é a mudança na rubrica de Core Values, trazendo para esta o que já vem sendo feito nas avaliações: a integração dela com outras três categorias. Além disso, houve melhorias no livro de regras do desafio do robô, no que diz respeito às missões que não podem ter equipamentos tocando. 

FIRST Tech Challenge 

O desafio INTO THE DEEP foi apresentado dia 7 de setembro e, é claro, que também preparamos um material especial para auxiliar as equipes. 

Curiosidade da temporada: Sabrina Rodrigues, ex-competidora da FTC e analista de educação-programação e robótica do Departamento Regional de Goiás, chama a atenção para as mudanças no manual, como regras do robô, portifólio de engenharia, premiações, entre outros. Além disso, o Gracious Professionalism está muito presente no desafio da temporada. 

F1 in Schools

Alguns estados realizam seletivas regionais, que acontecem junto com a FLLC, de outubro a fevereiro. Na maioria dos estados, porém, as equipes disputam direto o nacional para tentar uma vaga no mundial, que ocorre sempre com uma etapa do circuito oficial de Fórmula 1. 

Lembrando que a F1 tem duas ligas no Brasil: Liga SESI e Liga de escolas públicas e privadas. Ambas indicam equipes para o mundial. 

Curiosidade da temporada: Waldemar Arnold Battaglia, representante no Brasil do programa F1 In Schools, traz como novidade as alterações no regulamento da competição na categoria empreendimento, os pits terão mais detalhes. E não para por aí, a Experiência do Cliente será um novo critério de avaliação. Já o Projeto Social passa a ser organizado de acordo com as regras de Gestão de Projeto. 


“Tivemos algumas alterações nos regulamentos da competição e técnico com inclusão de elementos nas avaliações e ajustes de pontos entre categorias. Teremos uma temporada com muita disputa e desenvolvimento de conhecimento para esses jovens”, complementa Rodrigo Carmo, chairman de empreendedorismo no F1 In Schools Brasil. 

A FIRST  Robotics Competition não poderia ficar de fora, né?! 

O desafio REEFSCAPE da FRC será lançado apenas dia 4 de janeiro de 2025. Isso porque a modalidade segue um calendário diferente e só divulga o desafio do robô seis semanas antes de começarem os regionais que classificam para o mundial em abril. 

Para não perder nenhuma novidade da nova temporada, acompanhe as redes sociais da robótica e a Agência de Notícias da Indústria.

Ah, você também pode conferir como foi a live!  

Outras Notícias