Curso de Boas Práticas de Fabricação para panificadoras

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 17 de junho de 2008

O SENAI através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, firmou parceria com o SEBRAE, Sindicato das Indústrias de Panificação - SINDIPAN/CG, Associação dos Panificadores de Campina Grande - ASPANEP, e a BUNGE Alimentos, a fim de promover à implantação das Boas Práticas de Fabricação em panificadoras de Campina Grande e região através do Curso de Implantação Orientada (CIO), em atendimento as portarias ministeriais (RDC n° 216, de 15 de Setembro de 2004, Portaria n° 326, de 30 de Julho de 1997, do Ministério da Saúde), conforme metodologia do Programa Alimentos Seguros – PAS.

O CIO tem o objetivo de capacitar profissionais da indústria de alimentos para auto - implantação das Boas Práticas de Fabricação em suas empresas, seguindo parâmetros tecnológicos apropriados e padrões legais vigentes estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura.

Com as Boas Práticas de Fabricação, as empresas são beneficiadas com uma maior garantia de segurança e qualidade dos produtos, redução de custos produtivos, e de perdas econômicas pela menor rejeição de produtos, ampliação do mercado, maior competitividade dos produtos, melhor posição de defesa em eventuais demandas judiciais e o atendimento as exigências dos padrões e especificações de qualidade.

O Programa Alimentos Seguros (PAS) foi desenvolvido para orientar a população e as empresas da cadeia de alimentos a produzirem, comercializarem e a utilizarem os alimentos de forma segura.

Durante o processo de implantação, serão realizadas palestras de sensibilização e atividades teóricas e práticas, como orientações a respeito da legislação, elaboração dos manuais, procedimentos e planilhas de controles.

Com o término do curso, as panificadoras receberão Atestado de Conformidade do PAS, o Manual de BPF, e os Procedimentos Operacionais Padrões (POPS) estando certificadas a oferecer aos seus clientes, produtos competitivos, de maior qualidade, sem riscos e atendendo as normas da Anvisa.

Informações: () 3331- 0231.

Colaboração/Texto: Tássita Araújo