Compartilhar

Curso de Boas Práticas na Distribuição de Alimentos

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 02 de abril de 2009

O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI do SENAI/PB através da Área de Alimentos está co
O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI do SENAI/PB através da Área de Alimentos está com inscrições abertas para o Curso de Boas Práticas na Distribuição de Alimentos (BPD), que será realizado de 04 a 07 de Maio, das 08h às 12h. O curso tem carga horária de 16 horas, e será realizado no próprio centro, localizado no Distrito Industrial de Campina Grande.
 
Com o objetivo de conceituar os fundamentos das BPD e da segurança de alimentos, o curso busca evidenciar a importância de distribuir alimentos com qualidade higiênico-sanitária como forma de garantir a satisfação e a segurança do consumidor final, entender as especificações dos sistemas de garantia da qualidade da indústria alimentícia, fornecer os elementos básicos para atendimento as exigências documentais e normativas nacionais.
 
Podem se inscrever profissionais da indústria alimentícia e/ou manipuladores de alimentos que necessitam manter, desenvolver e implantar as Boas Práticas de Distribuição (BPD); gerentes, coordenadores e pessoas ligadas direta ou indiretamente à hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, hortifrutis, peixarias, açougues, lojas de frios, laticínios, salgados e defumados.
 
PAS Distribuição
 
As Boas Práticas na Distribuição de Alimentos faz parte do Programa Alimentos Seguros (PAS).  O PAS foi criado em 1998, por meio de uma parceria entre SEBRAE e SENAI, com o objetivo inicial de desenvolver uma metodologia para aplicar as “Boas Práticas de Fabricação nas Indústrias de Alimentos”. No ano de 2004 foram iniciadas as ações do PAS Distribuição, voltado para mercados, minimercados, açougues, etc. Cada setor conta com uma metodologia desenvolvida especialmente para suas necessidades e características.
 
O Programa de Segurança Alimentar tem como objetivo ajudar os ambulantes e empresários que produzem ou comercializam alimentos a oferecer uma comida mais segura e evitar perdas; atender a legislação e, principalmente, entregar aos clientes alimentos livres de contaminação. Além disso, o treinamento tem como objetivo capacitá-los em boas práticas de manipulação com destaque para a higiene pessoal, a do local de trabalho e a de utensílios utilizados, e também o armazenamento adequado de ingredientes de acordo, por exemplo, com a temperatura e qualidade dos fornecedores.
 
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: () 3182-0231/3182-0203. Para realizar a pré-inscrição no Curso de Boas Práticas na Distribuição de Alimentos, os interessados devem acessar o link: http://www.fiepb.com.br/curso/4/boas_praticas_na_distribuicao_de_alimentos

Colaboração/Texto: Tássita Araújo.
Fonte da foto: http://www.mds.gov.br

Outras Notícias