Curso de Libras é ministrado pelo SESI na Coteminas

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 23 de junho de 2010

Funcionários da empresa Têxtil Coteminas, em Campina Grande, estão sendo capacitados por um Curso Básico de Libras (Lingua Brasileira de Sinais), com carga horária de 15h/aula. O curso está sendo ministrado todas as segundas-feiras, nas instalações da própria empresa.

A ação é promovida pelo SESI, através do Projeto de Inovação Social para Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais à demanda da Indústria. O objetivo do curso é viabilizar a comunicação entre os colaboradores, ouvintes e não ouvintes.

A turma com 30 alunos, dos quais sete são portadores de necessidades especiais, tem como instrutor o coordenador da Associação de Surdos de Campina Grande, José Thiago Ferreira Belo. Também compõe o grupo, pessoas que lidam com estes portadores de necessidades especiais na empresa, entre os quais estão secretários e supervisores que, necessitam de uma comunicação eficiente.

A colaborada da Coteminas Suênia Rocha, que está participando das aulas, ressaltou a importância dessa iniciativa para a empresa. “É muito gratificante poder se comunicar com todos, sem exceção. O curso também está ajudando os próprios surdos a se fazerem entender melhor, muitos deles não conheciam nenhum tipo de linguagem para se comunicar”, pontuou.

A utilização da Língua Brasileira de Sinais é um meio de garantir o atendimento das necessidades, anseios e expectativas de quem não pode se expressar pela fala. Sendo mais uma forma expressiva no exercício da cidadania.

Texto colaboração: Fernanda Medeiros