Curso de Libras é oferecido pelo SESI na Coteminas

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 14 de julho de 2010

Concluído, na Coteminas, na segunda-feira passada, o Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Si

Concluído, na Coteminas, na segunda-feira passada, o Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovido pelo SESI, através do Projeto de Inovação Social para Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais.

No primeiro curso do projeto, os colaboradores da Empresa Têxtil Coteminas, em Campina Grande, foram beneficiados com esta ação social, sendo capacitados 30 funcionários nas próprias instalações da empresa. O curso foi ministrado todas as segundas-feiras, e após aproximadamente dois meses, com uma carga horária de 15h/aula, os colaboradores receberam o certificado de conclusão, pelas mãos da gerente de Educação do SESI, Marinalda Adjuto Leite.

Na ocasião, Marinalda afirmou que a Empresa Coteminas ainda irá ser contemplada com outros cursos sociais dentro do projeto. "Nós do SESI, esperamos estar contribuindo, cada vez mais, na vida de todos os trabalhadores da indústria”, destacou.

Para o Instrutor e Coordenador Geral do Curso de Libras da Associação de Surdos de Campina Grande, José Tiago Ferreira Belo, após a realização deste curso na empresa Coteminas, os colaboradores irão melhorar o diálogo com os portadores de deficiência auditiva, contribuindo assim para um melhor aperfeiçoamento da comunicação em Libras.

A funcionária do Setor de Eletrônica da empresa, Janemere Barbosa Ferreira, reconheceu a importância da capacitação. "O curso Básico de Libras tem sido de grande valor para a nossa vida, tanto pessoal, quanto profissional, porque vem contribuir para o bem estar, não apenas para os deficientes auditivos mas, também para todos nós que convivemos com eles, no dia a dia”, disse.

O Gerente Administrativo da Coteminas, Evane de Melo e Silva, afirmou que na empresa, existe tem um número considerável de deficientes auditivos e, que antes, havia dificuldades para se manter uma boa comunicação entre esses colaboradores, mas esse agora já é um problema do passado. Desde a implantação da fábrica temos parceria com o SESI, que nos deu a oportunidade de realizar esta capacitação, e a tendência agora é o aperfeiçoamento do curso. A empresa tem interesse em dar continuidade a este aperfeiçoamento e, para tanto, vam fazer um planejamento, para que isso ocorra o quanto antes" conclui.

Maiores informações sobre o Curso de Libras oferecido pelo SESI ligue: () 2101-5300.

Texto Colaboração: Ohana Abrantes