CNI

Desafio 4.i premia estudantes que solucionaram demandas das indústrias

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 25 de novembro de 2021

No pódio ficaram os projetos “Automação no processo de escolha de ferramentas em processos de torque”, “Torrador de Café 4.0” e o “Sensor de presença de veículo para estacionamento de centro urbano”

Os melhores projetos do Desafio 4.i, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), estão definidos. Os vencedores foram anunciados durante a premiação realizada, nesta quinta-feira (25), no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP) e transmitida pela plataforma Zoom. Ficaram no pódio os projetos “Automação no processo de escolha de ferramentas em processos de torque”, Torrador de Café 4.0” e o “Sensor de presença de veículo para estacionamento de centro urbano”.

Além das medalhas, os campeões receberam tablets, assistentes virtuais Echo Dots e fones de ouvido. As empresas, que participaram com as demandas da indústria, também foram premiadas com troféus.

Os critérios avaliados foram:

• Originalidade da solução: nível de criatividade, autenticidade, criação e inspiração do grupo;
  • Resultado pretendido: nível de importância e os resultados pretendidos com a solução a ser implementada;
  • Escalabidade: potencial impacto e abrangência da implementação da solução pretendida na empresa; e
  • As competências: relacionadas aos cursos dos estudantes na consecução da solução.

Quer saber mais sobre cada projeto? Confira os vídeos que as equipes apresentaram a seguir:

1º Lugar: Automação no processo de escolha de ferramentas em processos de torque

Equipe: Alexandre Belchior, Eduardo Caires, Guilherme Moysés Ginack e Mauro Felipe Rosa.

2º Lugar: Torrador de Café 4.0

Equipe: Leandro Batista, Marcelo de Ferreira, Helder Henrique de Campo Alves e Matheus Pontes Barros.

3º Lugar: Sensor de presença de veículo de centro urbano

Equipe: Daniel Santos Souza, Rian de Oliveira Rodrigues e Sophia Ruivo Pompeu.

A competição, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro de forma virtual, reuniu estudantes de nível técnico e graduandos, instituições de ensino e indústrias do estado de São Paulo. Juntos eles analisaram desafios sobre eficiência de equipamentos; digitalização e conectividade; economia circular logística; desenvolvimento de aplicativos para eficiência produtiva; entre outros.

Mais sobre o Desafio 4.i

A iniciativa foi criada pelo IEL/SC, em 2020, e busca reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional de jovens, além de apresentar resultados para a indústria e segmentos envolvidos.

Realizado pela primeira vez em São Paulo, o evento é uma oportunidade para que empresas descubram novos talentos e para que estudantes ingressem no mercado de trabalho por meio da implementação das soluções propostas.

Sobre o IEL

O IEL une a indústria e a educação com o objetivo de levar o conhecimento acadêmico as empresas; fortalecer e difundir o empreendedorismo; e contribuir para o aprimoramento da gestão e da educação empresarial.

Com as unidades regionais localizadas em todo o território nacional, o IEL implementa soluções inovadoras e customizadas às necessidades de cada empresa e cadeia de valor desde 1969.

Conheça outros temas: EconomiaEconomia CircularPropriedade IntelectualLicenciamento ambientalNovo Ensino MédioReforma TributáriaRetomada do Crescimento