Já pensou em resolver algum problema para a Agência Espacial Americana (NASA)? Essa é a missão do Space Apps Challenge, evento que ocorrerá simultaneamente em mais de 80 países nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Neste período, a NASA abre seus dados e lança problemas reais em busca de soluções inovadoras.
Cuiabá, no Mato Grosso, é uma das 30 cidades brasileiras confirmadas para o evento que tem como tema “Explorando o que é próximo e distante”. O Hackathon (maratona de programação) será realizado no Centro de Eventos SENAI Cuiabá.
O prêmio para as duas melhores equipes globais é uma visita ao Centro Espacial da Nasa, na Flórida, nos Estados Unidos. São parceiros na realização do evento o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Mato Grosso, Sebrae Mato Grosso e AgriHub da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).
A abertura do evento será com a palestra de Rodrigo Leonardi da Agência Especial Brasileira (AEB). Ele trabalhou como consultor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em ciência, tecnologia e inovação para o Brasil, conduzindo estudos para o setor espacial brasileiro. Atualmente, é vice-diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, onde coordena um portfólio de projetos e iniciativas em nanossatélites para promover a ciência e a tecnologia relacionadas ao espaço.
A incubadora da NASA visa mobilizar participantes dos mais diversos perfis que tenham como guia a criatividade e o pensamento inovador. O evento contará com desafios de vários níveis diferentes, permitindo que jovens e adultos possam trabalhar em grupos multidisciplinares.
Última edição - Em 2018, foram 850 eventos simultâneos em 80 países, com 1,8 mil equipes e mais de 17 mil participantes. No Brasil participaram mais de 3.000 pessoas em 10 cidades, gerando 350 soluções.
As inscrições para o evento, em Cuiabá, podem ser feitas pelo site da Nasa Space Apps Challenge. O ingresso é de graça.