Paraíba

Desenvolvimento Profissional: SENAI vai ofertar mais de 2 mil matrículas em cursos de formação inicial e continuada para colaboradores da Coteminas na Paraíba

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de fevereiro de 2022

O objetivo é promover a formação de uma mão de obra qualificada na Coteminas, bem como proporcionar melhorias focadas na produtividade, através da implementação de ferramentas de pensamento lean.

No último dia 16 de fevereiro, o SENAI da Paraíba formalizou um contrato com a indústria Coteminas, que vai resultar no desenvolvimento profissional de 730 colaboradores das unidades da empresa, situadas em João Pessoa e Campina Grande. O contrato prevê ainda uma oferta de 2300 matrículas para os profissionais da indústria em cursos relacionados à Indústria 4.0.

A partir do próximo dia 07 de março, os colaboradores participarão de cursos de formação inicial e continuada na modalidade a distância, que são focados no desenvolvimento profissional. Cada colaborador irá participar de 03 cursos, Desvendando a Blockchain, Controlador e Programador da Produção, e Almoxarife.

E até o mês de agosto, serão oferecidos mais três cursos para a equipe de trabalho da empresa, são eles: Conectando-se à Indústria 4.0, Ferramentas aplicadas no Lean Manufacturing (manufatura enxuta) e Introdução à venda na Indústria 4.0.

O objetivo é promover a formação de uma mão de obra qualificada na Coteminas, bem como proporcionar melhorias focadas na produtividade, através da implementação de ferramentas de pensamento lean, ou seja, que busca aumentar a eficiência e a produtividade reduzindo erros e redundâncias na produção industrial.

“É uma satisfação para nós do SENAI ofertar esses cursos para os colaboradores da Coteminas aqui no estado, em João Pessoa iremos atender 300 colaboradores gerando 900 matrículas, das quais 450 são totalmente gratuitas, com cursos de formação inicial e continuada, dentro de uma vertente muito importante nos dias de hoje, que é a indústria 4.0. Só na unidade de João Pessoa estaremos gerando mais de 100 mil horas/aula, sendo mais de 50 mil horas gratuitas, em Campina Grande, serão 140 colaboradores capacitados, e vamos gerar aproximadamente 420 matrículas das quais 210 são totalmente gratuitas. Então estamos felizes porque entendemos que o SENAI está contribuindo para o desenvolvimento da indústria paraibana, com a oferta de cursos relacionados à luz da indústria 4.0, uma atividade extremamente importante que visa deixar o colaborador da Coteminas em condições melhores de desenvolver suas atividades no setor produtivo”, explicou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI PB.

A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. É um conceito que tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala.